VOZ DA SALA: PROJETO DE EXTENSÃO ACADÊMICA COM BASE EM PESQUISA APLICADA SOBRE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E PERTENCIMENTO ESTUDANTIL, COM RESULTADOS ALCANÇADOS POR ESTRATÉGIAS COMPORTAMENTAIS, GESTÃO E MARKETING DIGITAL

Autores

  • Tathiane Pereira de Jesus Fatec Rio Preto
  • Helena Pereira Silva
  • Rafael Libralão
  • Beatriz Menito de Souza
  • Pedro Henrique Catelani Rocha

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20348

Palavras-chave:

Projeto de extensão. Podcast Voz da Sala. Pertencimento. Protagonismo. Inovação.

Resumo

Este artigo apresenta um projeto de extensão acadêmica, fundamentado em pesquisa aplicada, que teve origem na criação do podcast e da revista digital Voz da Sala. A iniciativa foi concebida como uma ferramenta de escuta ativa, promoção do pertencimento estudantil e fortalecimento da comunicação institucional de forma estratégica. Desenvolvido com foco em inovação comportamental, gestão colaborativa e marketing digital humanizado, o projeto impactou mais de 51 mil pessoas em apenas 20 dias, mobilizando 45 voluntários em três dias, com envolvimento de todos os cursos e turnos da Fatec São José do Rio Preto. O projeto estabeleceu parcerias com instituições públicas e privadas, recebeu apoio de autoridades nacionais e internacionais e obteve ampla repercussão em mídias digitais e tradicionais. Os resultados demonstram a eficácia de metodologias ágeis e ferramentas como 5W2H, Canvas e PDCA, todas aplicadas com base nos conhecimentos adquiridos na formação oferecida pela própria Fatec e experiências e conhecimentos adquirido ao longo da trajetória profissional da idealizadora. O Voz da Sala consolidou-se como um modelo replicável de impacto social, validado por sua capacidade de engajar comunidades acadêmicas com propósito, pertencimento e inteligência coletiva. Com base em estratégias comportamentais (Eneagrama, Coaching, PNL), ferramentas de gestão (PDCA, 5W2H, Canvas, SWOT) e princípios do marketing digital atual (personalização, IA, propósito e comunidade), o projeto firmou-se como um modelo de inovação social dentro do ambiente acadêmico. Os resultados evidenciam a eficácia da escuta ativa, da comunicação emocional e da gestão estratégica como pilares fundamentais para a geração de pertencimento e impacto social. O objetivo é consolidar o projeto como referência de extensão replicável em outras FATECs, ETECs e instituições públicas, com validação científica e estrutura compatível com submissão a editais, publicação com DOI e ingresso em programas de mestrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tathiane Pereira de Jesus, Fatec Rio Preto

Graduanda em Gestão e Tecnologia do Agronegócios. Fatec Rio Preto.

Downloads

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Jesus, T. P. de, Silva, H. P., Libralão, R., Souza, B. M. de, & Rocha, P. H. C. (2025). VOZ DA SALA: PROJETO DE EXTENSÃO ACADÊMICA COM BASE EM PESQUISA APLICADA SOBRE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E PERTENCIMENTO ESTUDANTIL, COM RESULTADOS ALCANÇADOS POR ESTRATÉGIAS COMPORTAMENTAIS, GESTÃO E MARKETING DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2111–2139. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20348