VOZ DA SALA: PROJETO DE EXTENSÃO ACADÊMICA COM BASE EM PESQUISA APLICADA SOBRE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E PERTENCIMENTO ESTUDANTIL, COM RESULTADOS ALCANÇADOS POR ESTRATÉGIAS COMPORTAMENTAIS, GESTÃO E MARKETING DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20348Palavras-chave:
Projeto de extensão. Podcast Voz da Sala. Pertencimento. Protagonismo. Inovação.Resumo
Este artigo apresenta um projeto de extensão acadêmica, fundamentado em pesquisa aplicada, que teve origem na criação do podcast e da revista digital Voz da Sala. A iniciativa foi concebida como uma ferramenta de escuta ativa, promoção do pertencimento estudantil e fortalecimento da comunicação institucional de forma estratégica. Desenvolvido com foco em inovação comportamental, gestão colaborativa e marketing digital humanizado, o projeto impactou mais de 51 mil pessoas em apenas 20 dias, mobilizando 45 voluntários em três dias, com envolvimento de todos os cursos e turnos da Fatec São José do Rio Preto. O projeto estabeleceu parcerias com instituições públicas e privadas, recebeu apoio de autoridades nacionais e internacionais e obteve ampla repercussão em mídias digitais e tradicionais. Os resultados demonstram a eficácia de metodologias ágeis e ferramentas como 5W2H, Canvas e PDCA, todas aplicadas com base nos conhecimentos adquiridos na formação oferecida pela própria Fatec e experiências e conhecimentos adquirido ao longo da trajetória profissional da idealizadora. O Voz da Sala consolidou-se como um modelo replicável de impacto social, validado por sua capacidade de engajar comunidades acadêmicas com propósito, pertencimento e inteligência coletiva. Com base em estratégias comportamentais (Eneagrama, Coaching, PNL), ferramentas de gestão (PDCA, 5W2H, Canvas, SWOT) e princípios do marketing digital atual (personalização, IA, propósito e comunidade), o projeto firmou-se como um modelo de inovação social dentro do ambiente acadêmico. Os resultados evidenciam a eficácia da escuta ativa, da comunicação emocional e da gestão estratégica como pilares fundamentais para a geração de pertencimento e impacto social. O objetivo é consolidar o projeto como referência de extensão replicável em outras FATECs, ETECs e instituições públicas, com validação científica e estrutura compatível com submissão a editais, publicação com DOI e ingresso em programas de mestrado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY