RISCOS ÉTICOS DA IA NO EAD
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20316Palavras-chave:
Inteligência Artificial. Educação a Distância. Privacidade. Vigilância. Desumanização.Resumo
Este estudo investigou as vantagens, desvantagens e desafios éticos do uso da Inteligência Artificial (IA) nos cursos a distância, com foco nas questões relacionadas à privacidade dos dados dos alunos, vigilância e desumanização do processo educativo. O objetivo principal foi analisar os impactos dessa tecnologia na educação a distância, considerando as suas implicações éticas e educacionais. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, baseando-se em uma revisão de literatura sobre o tema. O desenvolvimento abordou as vantagens da IA, como a personalização do ensino e a automação de tarefas, além de destacar as desvantagens, como a fragmentação do conhecimento e a redução da interação humana. Também foram discutidos os riscos éticos relacionados à privacidade, vigilância excessiva e a desumanização do ensino. Nas considerações finais, concluiu-se que, embora a IA traga benefícios importantes para a educação a distância, sua implementação deve ser feita de forma equilibrada e responsável, respeitando os direitos dos alunos e preservando a dimensão humana do ensino. A pesquisa indicou a necessidade de s estudos sobre os impactos a longo prazo e sobre a formação de educadores para o uso ético dessas tecnologias.
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