A TECNOLOGIA DIGITAL ALIADA À PRÁTICA DOCENTE PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPETRO AUTISTA (TEA) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TURNO ÚNICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Patricia de Souza Dias Unicarioca
  • Leonardo Monteiro Trotta UniCarioca
  • Verônica  Eloi de Almeida UniCarioca

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20302

Palavras-chave:

Inclusão Escolar. Tecnologia Digital. Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

Este artigo buscou analisar como o uso de tecnologias digitais pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas inclusivas voltadas a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública de turno único no município do Rio de Janeiro. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e exploratória, com levantamento de campo realizado por meio de questionário estruturado, aplicado a 21 educadoras atuantes no Ensino Fundamental II. Os dados foram analisados com base em categorias temáticas emergentes, que permitiram identificar desafios, percepções e estratégias relacionadas ao uso pedagógico da tecnologia no contexto da inclusão escolar. Os resultados indicam que, embora haja limitações estruturais e formativas, os recursos digitais, como aplicativos educacionais, softwares de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) e plataformas interativas, apresentam grande potencial para apoiar o desenvolvimento acadêmico e socioemocional de alunos com TEA. Conclui-se que a efetividade dessas ferramentas depende da formação continuada dos docentes e do planejamento intencional das atividades, sendo a tecnologia uma aliada importante para o fortalecimento de uma educação mais equitativa e acessível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia de Souza Dias, Unicarioca

Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela Unicarioca, pedagoga e atua como diretora escolar na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e como docente no Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Leonardo Monteiro Trotta, UniCarioca

Pós-doutorado em Educação pela UERJ e professor no curso de Mestrado e Doutorado em Novas Tecnologias Digitais na Educação na UniCarioca.

Verônica  Eloi de Almeida, UniCarioca

Doutora em Sociologia pelo IFCS/UFRJ e compõe o compor docente no curso de Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca.

Downloads

Publicado

2025-07-11

Como Citar

Dias, P. de S., Trotta, L. M., & Almeida,V. Eloide. (2025). A TECNOLOGIA DIGITAL ALIADA À PRÁTICA DOCENTE PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPETRO AUTISTA (TEA) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TURNO ÚNICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1246–1258. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20302