A PERSPECTIVA PSICANALÍTICA DE FREUD E LACAN NA EDUCAÇÃO PRISIONAL: CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SUBJETIVA E A REABILITAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20294

Palavras-chave:

Psicanálise. Sistema prisional. Subjetividade. Educação Transformadora. Reintegração Social.

Resumo

Este artigo examina a inter-relação entre psicanálise e educação no contexto prisional, enfatizando as contribuições de Freud e Lacan para a compreensão da subjetividade de pessoas privadas de liberdade. Por meio de revisão bibliográfica qualitativa, discutem-se conceitos como inconsciente, desejo, linguagem e formação identitária, fundamentos para práticas pedagógicas que promovam a transformação subjetiva e a reintegração social. Argumenta-se que uma educação pautada na escuta atenta e na simbolização dos discursos possibilita a ressignificação da identidade criminalizada, abrindo possibilidades para a reconstrução existencial e a reabilitação efetiva.

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Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. Professora no Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna- COTEL- Pernambuco.

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Publicado

2025-07-14

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2025). A PERSPECTIVA PSICANALÍTICA DE FREUD E LACAN NA EDUCAÇÃO PRISIONAL: CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SUBJETIVA E A REABILITAÇÃO SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1531–1540. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20294