AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: A ESCOLA COMO AMBIENTE DE FUGA DO PAVILHÃO E DA CELA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20289Palavras-chave:
Afetividade. Aprendizagem. Educação Prisional. Vínculo Afetivo. Ressocialização.Resumo
Este artigo investiga a influência da afetividade no processo de aprendizagem em escolas localizadas no sistema prisional. Parte-se do reconhecimento de que as relações sociais nesses espaços são marcadas por desconfiança e violência, o que torna o ambiente educativo singular e desafiador. Utilizou-se metodologia qualitativa, combinando revisão bibliográfica e observações em uma escola prisional feminina em Pernambuco. Os resultados indicam que o estabelecimento de vínculos afetivos entre professores e alunos potencializa a motivação, a compreensão e a reflexão crítica, promovendo a humanização do ensino em contexto de privação de liberdade. Ressalta-se a importância de se aprofundar investigações e práticas pedagógicas que valorizem a dimensão afetiva, contribuindo para o fortalecimento da educação prisional e a promoção dos direitos humanos.
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