AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: A ESCOLA COMO AMBIENTE DE FUGA DO PAVILHÃO E DA CELA

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Veni Creator Chistian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20289

Palavras-chave:

Afetividade. Aprendizagem. Educação Prisional. Vínculo Afetivo. Ressocialização.

Resumo

Este artigo investiga a influência da afetividade no processo de aprendizagem em escolas localizadas no sistema prisional. Parte-se do reconhecimento de que as relações sociais nesses espaços são marcadas por desconfiança e violência, o que torna o ambiente educativo singular e desafiador. Utilizou-se metodologia qualitativa, combinando revisão bibliográfica e observações em uma escola prisional feminina em Pernambuco. Os resultados indicam que o estabelecimento de vínculos afetivos entre professores e alunos potencializa a motivação, a compreensão e a reflexão crítica, promovendo a humanização do ensino em contexto de privação de liberdade. Ressalta-se a importância de se aprofundar investigações e práticas pedagógicas que valorizem a dimensão afetiva, contribuindo para o fortalecimento da educação prisional e a promoção dos direitos humanos.

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Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Veni Creator Chistian University

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. Professora no Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna- COTEL- Pernambuco.

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Publicado

2025-07-14

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2025). AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: A ESCOLA COMO AMBIENTE DE FUGA DO PAVILHÃO E DA CELA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1408–1415. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20289