FORMAÇÃO DOCENTE E MELHORIA DO IDEB NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS SABERES NECESSÁRIOS À ATUAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20286Palavras-chave:
Formação Docente. IDEB. Saberes Docentes. Educação Pública. Escolas Estaduais.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, quais saberes são fundamentais para a formação e atuação dos professores frente ao desafio da melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Parte-se da compreensão de que a qualidade da educação está diretamente relacionada ao investimento na formação docente e à valorização dos profissionais da educação. A partir da análise de obras de autores como Tardif, Perrenoud, Libâneo e Freire, discute-se a importância dos saberes pedagógicos, experienciais e organizacionais na constituição de práticas docentes mais eficazes e comprometidas com o desenvolvimento integral dos alunos. O texto apresenta uma reflexão crítica sobre o papel da escola pública, a influência das políticas de avaliação externa e a necessidade de ressignificar a formação docente para além dos parâmetros técnicos. Conclui-se que o fortalecimento do IDEB está intrinsecamente ligado à construção de uma prática docente fundamentada no conhecimento, na escuta, na autonomia e no compromisso com a transformação social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY