PESQUISAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO
7ª Edição
Palavras-chave:
Tecnologia Educacional . Inclusão Digital. Inteligência Artificial na Educação. Cultura MakerResumo
A presente obra reúne uma coletânea de artigos que dialogam com as principais transformações contemporâneas no campo da educação, em especial no que se refere à incorporação das tecnologias digitais, à inteligência artificial, à neurociência e às práticas pedagógicas inovadoras. O objetivo do e-book é proporcionar ao leitor uma compreensão ampla, crítica e interdisciplinar sobre os caminhos possíveis para uma educação mais inclusiva, personalizada e alinhada às demandas do século XXI.
No Capítulo 01, "As Mídias Digitais e a Inclusão de Estudantes com Deficiência na Educação", a discussão se volta à importância do uso consciente e acessível das mídias digitais como instrumento de promoção da equidade educacional. O artigo propõe reflexões sobre como as tecnologias podem atuar como aliadas no enfrentamento das barreiras que historicamente excluem estudantes com deficiência dos processos de ensino e aprendizagem.
No Capítulo 02, "Desafios na Educação a Distância: A Inserção da Inteligência Artificial como Agente de Transformação", analisa os impactos da inteligência artificial no ensino a distância, destacando suas contribuições para a personalização da aprendizagem, ao mesmo tempo em que discute os dilemas éticos e os desafios da centralidade do humano nesse novo modelo educacional.
No Capítulo 03, "Da Teoria à Prática: Inserindo Tecnologias no Currículo Escolar", Alessandra da Cunha Aguiar Fonseca discute o papel do currículo escolar na era digital e os desafios enfrentados pelos professores na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), propondo estratégias para uma educação mais significativa e contextualizada.
O Capítulo 04, "Implantação da Cultura Maker na Educação: Caráter Pedagógico Sustentável", de Jacqueline Pharlan de Camargo, apresenta a cultura maker como proposta pedagógica ativa e sustentável, abordando seu potencial de transformar o ensino e de promover uma consciência crítica e inovadora nos estudantes.
O Capítulo 05, "Neurociência, Educação e Tecnologia: Uma Revisão de Literatura", escrito por Marcia Correa Miguel, traz uma análise aprofundada sobre a neuroplasticidade e suas implicações na aprendizagem, apontando como a tecnologia pode ser aliada na personalização do ensino a partir das descobertas neurocientíficas.
No Capítulo 06, "Cultura Digital e Integração Tecnológica no Âmbito Educacional", Erica Aparecida Julião Magalhães discute o impacto das transformações culturais impulsionadas pela tecnologia, destacando metodologias como a gamificação, o ensino híbrido e a instrução entre pares, que transformam o processo educativo tradicional.
O Capítulo 07, "Potencializando a Educação: O Impacto da Inteligência Artificial na Aprendizagem", de Maria Aparecida Soares Teixeira, retoma a temática da IA, enfocando suas múltiplas possibilidades no ambiente educacional presencial, como ferramenta de apoio à personalização, inclusão, acessibilidade e desenvolvimento de competências para o século XXI.
Essa coletânea pretende, assim, provocar reflexões e oferecer subsídios teóricos e práticos para educadores, pesquisadores e gestores que buscam compreender e atuar de forma estratégica frente aos desafios e às oportunidades que as tecnologias digitais impõem ao campo educacional. Trata-se de uma obra que reconhece a potência da inovação, mas reafirma o compromisso com uma educação humanizada, inclusiva e transformadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY