CONVERGÊNCIA DE TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Arnaldo Medeiros Must University
  • Érika Ferreira de Jesus Marreiro Must University
  • Istéfani de Aguiar Tertuliano Moreira Must University
  • Jany Caetana de Moura e Silva Camargo Must University
  • Karla Fabíola de Oliveira Faria Must University
  • Luizimere Ventura Leitão Must University
  • Patrícia dos Santos Rosa Must University
  • Renilde Silveira de Souza Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20186

Palavras-chave:

Tecnologias. Educação. Segurança Online. Riscos. Conscientização Digital. Ambiente Escolar

Resumo

Este paper explora a interseção entre tecnologias, cidadania e educação, concentrando-se nas práticas digitais no ambiente escolar e nos riscos associados à segurança online. O objetivo é examinar se é possível anular esses riscos e promover um ambiente educacional digital seguro. A metodologia envolveu uma pesquisa bibliográfica abrangente, com análise crítica de obras de autores como Johnson, Smith & Davis, o Ministério da Educação e a entrevista de Silva & Santos. Os resultados destacam a crescente importância das práticas digitais na educação, ao mesmo tempo em que evidenciam os riscos emergentes, como vazamento de dados pessoais, exposição a conteúdo inadequado e ciberbullying. A literatura também aponta estratégias para mitigar esses riscos, como educação em segurança digital, políticas claras e colaboração com pais e responsáveis. No entanto, a anulação completa dos riscos parece ilusória, devido à rápida evolução tecnológica e à complexidade das ameaças cibernéticas. Portanto, as conclusões indicam a importância de promover uma cultura de conscientização digital, que capacite os alunos a enfrentar os desafios online com resiliência e conhecimento. Enquanto as práticas digitais na educação continuam a evoluir, a reflexão constante e a colaboração permanecem essenciais para garantir um ambiente de aprendizado seguro e enriquecedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Medeiros, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Érika Ferreira de Jesus Marreiro, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Istéfani de Aguiar Tertuliano Moreira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Jany Caetana de Moura e Silva Camargo, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Karla Fabíola de Oliveira Faria, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Luizimere Ventura Leitão, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Patrícia dos Santos Rosa, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Renilde Silveira de Souza, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

 

Downloads

Publicado

2025-06-26

Como Citar

Medeiros, A., Marreiro, Érika F. de J., Moreira, I. de A. T., Camargo, J. C. de M. e S., Faria, K. F. de O., Leitão, L. V., … Souza, R. S. de. (2025). CONVERGÊNCIA DE TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5387–5393. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20186