CONVERGÊNCIA DE TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20186Palabras clave:
Tecnologias. Educação. Segurança Online. Riscos. Conscientização Digital. Ambiente EscolarResumen
Este paper explora a interseção entre tecnologias, cidadania e educação, concentrando-se nas práticas digitais no ambiente escolar e nos riscos associados à segurança online. O objetivo é examinar se é possível anular esses riscos e promover um ambiente educacional digital seguro. A metodologia envolveu uma pesquisa bibliográfica abrangente, com análise crítica de obras de autores como Johnson, Smith & Davis, o Ministério da Educação e a entrevista de Silva & Santos. Os resultados destacam a crescente importância das práticas digitais na educação, ao mesmo tempo em que evidenciam os riscos emergentes, como vazamento de dados pessoais, exposição a conteúdo inadequado e ciberbullying. A literatura também aponta estratégias para mitigar esses riscos, como educação em segurança digital, políticas claras e colaboração com pais e responsáveis. No entanto, a anulação completa dos riscos parece ilusória, devido à rápida evolução tecnológica e à complexidade das ameaças cibernéticas. Portanto, as conclusões indicam a importância de promover uma cultura de conscientização digital, que capacite os alunos a enfrentar os desafios online com resiliência e conhecimento. Enquanto as práticas digitais na educação continuam a evoluir, a reflexão constante e a colaboração permanecem essenciais para garantir um ambiente de aprendizado seguro e enriquecedor.
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