WEB CURRÍCULO: CAMINHOS PARA A PERSONALIZAÇÃO

Autores

  • Josciene Cândida da Conceição Santos MUST
  • Edileuza Luiza Gonçalves Lima MUST
  • Libia Sena Rocha MUST
  • Maria Efigenia Lemos Peterli MUST
  • Michelli Florindo Vieira MUST
  • Simone Sabino Moura Pinto MUST
  • Taís Maria dos Santos Mathias MUST
  • Valéria Cristina Meirelles Motta MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20183

Palavras-chave:

Podcast. Ensino remoto. Personalização do currículo. Aprendizagem autônoma. EAD.

Resumo

Este estudo investigou o uso de podcasts como recurso pedagógico no ensino remoto e sua contribuição para a personalização do currículo. A questão central foi entender de que maneira os podcasts poderiam ser utilizados para personalizar o currículo e aprimorar a aprendizagem. O objetivo geral foi analisar o impacto dos podcasts na personalização do currículo no ensino remoto, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais autônoma e flexível. A pesquisa adotou uma metodologia bibliográfica, baseada na análise de livros, artigos acadêmicos e publicações científicas sobre o tema. No desenvolvimento, discutiu-se a utilização dos podcasts para complementar e adaptar o conteúdo educacional, promovendo uma aprendizagem mais centrada no aluno. Além disso, foram abordadas as estratégias de personalização do currículo e o uso de dados para otimizar o processo de ensino-aprendizagem. As considerações finais apontaram que os podcasts contribuem significativamente para a personalização do currículo, permitindo que os alunos aprendam de maneira mais flexível, no seu próprio ritmo. No entanto, foram sugeridas novas pesquisas para explorar mais a fundo as possibilidades de personalização em diferentes contextos educacionais e com diferentes perfis de alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josciene Cândida da Conceição Santos, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Edileuza Luiza Gonçalves Lima, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Libia Sena Rocha, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Maria Efigenia Lemos Peterli, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Michelli Florindo Vieira, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Simone Sabino Moura Pinto, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Taís Maria dos Santos Mathias, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Valéria Cristina Meirelles Motta, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Santos, J. C. da C., Lima, E. L. G., Rocha, L. S., Peterli, M. E. L., Vieira, M. F., Pinto, S. S. M., … Motta, V. C. M. (2025). WEB CURRÍCULO: CAMINHOS PARA A PERSONALIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5273–5280. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20183