GERAÇÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO

Autores

  • Ornela de Lasari Cavalari Must University
  • Denise Junqueira Benedito Must University
  • Flávio de Paiva Maia Unifaveni
  • Ione Márcia da Silva Must University
  • Josciene Cândida da Conceição Santos Must University
  • Maria Silvia Costa Muniz Must University
  • Maria Gabriela Pereira da Silva Must University
  • Rozalia Maria de Angeli Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20167

Palavras-chave:

Geração digital. Screenagers. Educação. Tecnologia. Percurso escolar.

Resumo

Este paper apresenta uma revisão bibliográfica sobre a relação da geração digital, também conhecida como geração de screenagers, com o universo educacional. O objetivo do trabalho é discutir os desafios enfrentados por professores e escolas ao lidar com essa geração, bem como as possibilidades e impactos decorrentes dessa interação. Através da análise de estudos e pesquisas relevantes, foram identificados os principais aspectos relacionados ao percurso escolar da geração digital. O paper aborda a adaptabilidade desses alunos às tecnologias, suas expectativas de aprendizagem interativa, o acesso facilitado a informações e recursos, a valorização da aprendizagem colaborativa e conexão, além dos desafios do uso excessivo de tecnologia. Com base nas referências consultadas, discute-se a importância de adaptar as práticas pedagógicas, desenvolver a competência digital dos professores e promover a equidade no acesso às tecnologias. Destaca-se a necessidade de uma abordagem personalizada de ensino, que desenvolva habilidades do século XXI, fomente a criatividade e inovação, amplie o acesso à educação e prepare os estudantes para o futuro profissional. No entanto, são mencionados também os desafios a serem superados, como a adaptação pedagógica, a resistência à mudança e o gerenciamento adequado do uso da tecnologia. Esse trabalho contribui para o entendimento da relação entre a geração digital e a educação, oferecendo insights para professores e instituições de ensino enfrentarem os desafios e aproveitarem as oportunidades decorrentes dessa interação no contexto tecnológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ornela de Lasari Cavalari, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Denise Junqueira Benedito, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Flávio de Paiva Maia, Unifaveni

Mestre em Administração Centro Universitário Faveni (Unifaveni).

Ione Márcia da Silva, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Josciene Cândida da Conceição Santos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Maria Silvia Costa Muniz, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Maria Gabriela Pereira da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Rozalia Maria de Angeli, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-06-26

Como Citar

Cavalari, O. de L., Benedito, D. J., Maia, F. de P., Silva, I. M. da, Santos, J. C. da C., Muniz, M. S. C., … Angeli, R. M. de. (2025). GERAÇÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5225–5233. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20167