GERAÇÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20167Palabras clave:
Geração digital. Screenagers. Educação. Tecnologia. Percurso escolar.Resumen
Este paper apresenta uma revisão bibliográfica sobre a relação da geração digital, também conhecida como geração de screenagers, com o universo educacional. O objetivo do trabalho é discutir os desafios enfrentados por professores e escolas ao lidar com essa geração, bem como as possibilidades e impactos decorrentes dessa interação. Através da análise de estudos e pesquisas relevantes, foram identificados os principais aspectos relacionados ao percurso escolar da geração digital. O paper aborda a adaptabilidade desses alunos às tecnologias, suas expectativas de aprendizagem interativa, o acesso facilitado a informações e recursos, a valorização da aprendizagem colaborativa e conexão, além dos desafios do uso excessivo de tecnologia. Com base nas referências consultadas, discute-se a importância de adaptar as práticas pedagógicas, desenvolver a competência digital dos professores e promover a equidade no acesso às tecnologias. Destaca-se a necessidade de uma abordagem personalizada de ensino, que desenvolva habilidades do século XXI, fomente a criatividade e inovação, amplie o acesso à educação e prepare os estudantes para o futuro profissional. No entanto, são mencionados também os desafios a serem superados, como a adaptação pedagógica, a resistência à mudança e o gerenciamento adequado do uso da tecnologia. Esse trabalho contribui para o entendimento da relação entre a geração digital e a educação, oferecendo insights para professores e instituições de ensino enfrentarem os desafios e aproveitarem as oportunidades decorrentes dessa interação no contexto tecnológico.
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