AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO SEXTO A PARTIR DA DIDÁTICA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAL SÃO PEDRO, ESTADUAL WALDOMIRO PERES LUSTOSA E NA REDE PRIVADA COLÉGIO DOM BOSCO NA CIDADE DE MANAUS-AM NO ANO DE 2021

Autores

  • Lauriberto Araújo da Silva Universidad Del Sol

Palavras-chave:

Matemática. Dificuldades de aprendizagem. Laboratório de matemática.

Resumo

Hoje existem novas ferramentas em que o professor deve se apropriar como mais um instrumento didático com o objetivo de estimular e desenvolver, cada vez mais, as práticas culturais no ensino da matemática que são as novas tecnologias, criando possibilidades aos alunos, renovando suas habilidades e atualizando os seus conhecimentos sem anular as experiências já existentes. Essa modernidade não poderia ficar à margem do mundo do aluno que vive constantemente em busca de construir mais conhecimento.

É necessário portanto, que os educadores modifiquem suas atitudes buscando atualizações, diante dos meios de comunicação (novas tecnologias), para os mesmos não serem engolidos por essas tecnologias, podendo oferecer aos seus alunos uma troca de conhecimentos. Infelizmente, muitos educadores colocam a modernidade educacional como inútil e de difícil manuseio, entretanto, esta modernidade encontra-se inserida no dia a dia do alunado e por isso, muitas vezes eles possuem mais conhecimentos que os professores.

Diante da perspectiva de um processo de mudança os educadores sentem-se inseguros e ansiosos devido à sua formação inadequada e, principalmente, por terem acesso apenas a um conjunto de propostas vagas e teorias pouco explicitadas não fundamentadas em uma prática vivenciada articulada com o real.

O ensino de matemática visa tornar o educando capaz de explicar o meio próximo e remoto que o cerca e atuar sobre ele, desenvolvendo para tanto o espírito de investigação, invenção e iniciativa; o pensamento lógico e a noção da universalidade das leis científicas e matemáticas (SOARES, 2001).

Com base neste conceito, o ensino da matemática no Brasil deveria ser, então, preparar o aluno para um mundo científico, pois os objetivos explícitos refletem a imagem de aluno com profundos conhecimentos matemáticos em nosso meio.

A educação científica constitui uma área da educação que envolve problemas peculiares os quais a distinguem de outros campos de atuação da escola. Ensinar a ler e escrever por exemplo, envolve a transmissão de conhecimentos sobre um objeto acabado em um sistema de escrita já determinado e de domínio público, assim como o desenvolvimento da habilidade de usar bem esse sistema.

A educação científica, por outro lado, envolve a transmissão de conhecimentos em construção frequentemente desconhecidos do público em geral. O desenvolvimento da habilidade de utilizar estes conhecimentos costuma desenvolver ainda mais, o raciocínio lógico permitindo a criação de novos conhecimentos científicos.

O modelo vigente de ensino de matemática concretizado pela prática educacional corrente parece tratar o ensino como um problema principalmente de transmissão de informações e, ocasionalmente, de utilização dessas informações para resolver problemas já resolvidos por outros, através de rotinas para solução de problemas já praticadas com o professor. Essas novas resoluções precisam mostrar outros caminhos a serem seguidos.

Então que matemática ensinar? No que diz respeito ao ensino e à aprendizagem da Matemática é possível delinear um esquema interpretativo, neste esquema, duas dimensões são fundamentais relativas ao processo de aprendizagem.

O Brasil a partir da Lei nº 9.394/1996, adotou uma estrutura de educação seguindo os parâmetros dos melhores sistemas de educação do mundo. Os primeiros dois anos, ou seja, quando a criança tem entre 4 e 5 nos de educação infantil. Antes desta faixa etária é denominada de creche. Os primeiros nove anos consistem no que se denominou de ensino fundamental, as escolas de educação infantil geralmente funcionam como as antigas pré-escolas. As crianças pequenas entram na pré-escola aos 4 anos de idade. A partir dos 6 anos adentram ao o ensino fundamental.

Desde o primeiro ano do ensino fundamental os alunos entram em contato com a matemática, cujo objetivo geral é proporcionar aos alunos, os conhecimentos básicos desta disciplina a fim de possibilitar sua integração na sociedade em que vive.

Busca nesse período desenvolver a capacidade de: analisar, relacionar, comparar, abstrair e generalizar todas as informações. Visa também estimular a curiosidade e o interesse do aluno a fim de que se explore novas ideias e descubra novos caminhos na resolução de um determinado problema e desenvolver habilidades específicas de medir e comparar grandezas, calcular, construir e consultar tabelas e gráficos.

O ensino de Matemática nas escolas tem sido alvo de questionamentos e críticas, pois, ela ainda é uma disciplina muito centrada em si mesma, limitando-se a explorar conteúdos meramente acadêmicos, de forma isolada, sem conexão entre seus próprios campos ou com outras áreas de conhecimento. O ensino desse componente curricular pouco tem contribuído para a formação integral do aluno com vistas a conquista da cidadania.

O desenvolvimento de projetos de trabalho tem sido uma alternativa utilizada por alguns professores no intuito de reverter esse quadro e trazer a prática do ensino de Matemática para um contexto mais significativo para o aluno.

É importante identificar que tipos de projetos exploram assuntos e problema cuja abordagem pressupõe a intervenção da Matemática e em que medida ela oferece subsídios para a compreensão dos temas envolvidos. O projeto deve conduzir a criança a compreender a dar significado e a fazer a conexão da Matemática com todas as áreas do conhecimento, levando este conhecimento não sistematizado, ao encontro do conhecimento acadêmico, isto é, o que a criança já conhece se une às investigações para novos conhecimentos.

A matemática é um assunto quantitativo que promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas como o pensamento. As habilidades de raciocínio são importantes para o sucesso em matemática e em outras disciplinas que os alunos estudam nas escolas. A matemática em particular é uma base para todos os estudos científicos e tecnológicos.

Além disso, a matemática tem alta relevância e aplicações práticas para muitas situações e problemas da vida real. É, portanto, um assunto essencial e obrigatório nos sistemas de escolas. Nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental a matemática é um assunto central. Por mais importante que seja, o estudo da matemática, no entanto, infelizmente não é para muitos estudantes. Como em outras partes do mundo, os alunos das escolas públicas e privadas no Brasil especialmente da cidade de Manaus no estado do Amazonas têm uma grande variedade de problemáticas com o ensino da matemática.

A matemática é um dos conteúdos escolares que muitos dos alunos costumam ter um desempenho ruim. Nas escolas de ensino fundamental de Manaus no estado do Amazonas, observa-se uma variedade de dificuldades em certos conteúdos matemáticos que os jovens estudantes possuem. Para os alunos das escolas de ensino fundamental, observa-se que os problemas são, na maioria dos casos, devidos à falta de compreensão adequada da linguagem matemática e interpretação incorreta dos conceitos matemáticos.

Os problemas dos alunos em aprender a matemática pode aumentar com a implementação das “reformas nacionais da educação”, com a chamada educação inclusiva. A partir de 1998, o Ministério da Educação introduziu os PCNs (Parâmetros curriculares nacionais), para melhorar o acesso à educação para todos e aumentar a qualidade da educação. Os Parâmetros Curriculares Nacionais colocaram os problemas ao ensino e à aprendizagem de forma bem objetiva. E como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, os métodos dos professores para ensinar e avaliar matemática em escolas públicas passaram a ser questionados e notou-se a necessidade de serem reformados.

Além disso o ensino e a avaliação de habilidades matemáticas integradas para alunos com dificuldades de aprendizagem em escolas públicas, principalmente com as mudanças contantes no ensino, passaram a ser bastante desafiadores. Para ter sucesso, essas mudanças no currículo necessitam da participação de todos.

As avaliações escolares (exames internos e externos), para forçar os instrutores a ensinarem os novos conteúdos e habilidades são fundamentais. O desenvolvimento dos testes de triagem matemática para alunos do ensino fundamental pode ajudar a identificar problemas adicionais que os alunos possuem ao aprender matemática.

No entanto, a mera identificação de problemas não é suficiente. Um objetivo igualmente importante é buscar soluções para os problemas identificados, pois, nem todas as deficiências nos conteúdos matemáticos, podem ser minimizados. Os estudos baseados nessa linha de argumentação enfatizaram a importância do uso de métodos adequados para ensinar matemática aos alunos especialmente os alunos com mais dificuldades. Além disso, acredita-se que algumas técnicas instrucionais possam melhorar as atitudes dos alunos em relação à matemática. Além disso, parece haver também a necessidade de abordar as muitas e variadas preocupações dos professores de matemática. É necessário realizar o desenvolvimento profissional dos professores, para que sejam resolvidos os problemas dos alunos em aprender matemática.

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Biografia do Autor

Lauriberto Araújo da Silva, Universidad Del Sol

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol. Professor.

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Publicado

2025-08-27

Como Citar

Silva, L. A. da. (2025). AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO SEXTO A PARTIR DA DIDÁTICA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAL SÃO PEDRO, ESTADUAL WALDOMIRO PERES LUSTOSA E NA REDE PRIVADA COLÉGIO DOM BOSCO NA CIDADE DE MANAUS-AM NO ANO DE 2021. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 17–219. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/20147

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E-books

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