ENTRE A MELANCOLIA E A CRÍTICA SOCIAL: A CONFLUÊNCIA ENTRE ULTRARROMANTISMO E REALISMO EM MIRAGEM (2024), DE COELHO NETO

Autores

  • Maria Evelta Santos de Oliveira Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20124

Palavras-chave:

Ultrarromantismo. Realismo. Coelho Neto.

Resumo

Este estudo analisa a obra Miragem (2024), de Coelho Neto, destacando a combinação dos elementos do Ultrarromantismo e do Realismo para representar o sofrimento humano e a desilusão de uma geração brasileira no período pós-Proclamação da República. O protagonista Thadeu encarna o herói ultrarromântico, marcado pela introspecção, melancolia e idealização do amor, enquanto a narrativa revela também uma crítica objetiva das condições sociais e dos dilemas morais da época. Essa fusão estética revela a complexidade da escrita de Coelho Neto, que transcende o sentimentalismo romântico para incorporar uma reflexão crítica e realista sobre a condição humana e as tensões sociais. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, a partir da contribuição de Barthes R (1964), Bosi A (2015), Candido A (2002), dentre outros. A análise ressalta a relevância da obra para compreender a transição literária no Brasil e a construção de uma visão crítica do contexto histórico e social do final do século XIX.

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Biografia do Autor

Maria Evelta Santos de Oliveira, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Letras, Universidade de Passo Fundo (UPF).

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Publicado

2025-06-24

Como Citar

Oliveira, M. E. S. de. (2025). ENTRE A MELANCOLIA E A CRÍTICA SOCIAL: A CONFLUÊNCIA ENTRE ULTRARROMANTISMO E REALISMO EM MIRAGEM (2024), DE COELHO NETO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4723–4731. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20124