FORMAS E MANEJO DE COMO CONDUZIR UMA COMUNICAÇÃO BUCO-SINUSAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20083

Palavras-chave:

Comunicação buco-sinusal. Intercorrências odontológicas. Conduta clínica.

Resumo

O estudo das “Formas e manejos de como conduzir uma Comunicação Buco-sinusal”, é um tema de extrema relevância, pois, se trata de uma complicação, rotineira no dia a dia clínico odontológico, onde, após a exodontia de elementos posteriores, ocorre uma comunicação direta entre a cavidade oral e o seio maxilar presente na face, ocasionando, consequentemente, sequelas como sinusite pós-operatória ou formação de fístula crônica. Sendo assim, “como planejar exodontias de elementos superiores posteriores para prevenir a comunicação e caso ocorra como identificar, diagnosticar e tratar uma Comunicação Buco-sinusal?”, diante do questionamento, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar quando é necessário intervir e quais as principais formas de reparo de tal complicação, e tem como objetivo específico: estudar as variações de comunicação, avaliar se há necessidade de realizar um reparo, evidenciar as formas de diagnóstico e quais tipos de reparos o Cirurgião-dentista-C.D pode lançar mão. Metodologia: foi realizado uma revisão de literatura na base da SciElo, PubMed, UNESP, Google acadêmico, RevOdonto e algumas bibliografias, a fim de reunir as principais formas de intervenção. Diante do exposto e, partindo do ponto de vista que a Comunicação Buco-sinusal é uma intercorrência, o resultado obtido de tal pesquisa foi a compilação informações capazes de habilitar o Cirurgião-dentista a certificar, visualizar, diagnosticar, tratar ou, se necessário, encaminhar tal situação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiky Suely Lopes Santos, FACISA

Acadêmica do curso de odontologia da FACISA. 

Emanuel Pinto Vieira, FACISA

Professor, Escritor, Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - UNIVC (2012 -2015 ). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré Possui graduação em BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO pela Universidade Federal da Bahia (2004 - 2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020) Graduação em Pedagogia. FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (2021 - 2024) Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC e NUPEX FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. ORCID: 0000-0003-1652-8152.

Ívie Campo Dall'Orto Costa, FACISA

Coordenadora do curso de Odontologia e professora de radiologia da FACISA. Cirurgiã-dentista formada em 1992 pela UERJ ( Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Especialista em Odontopediatria em 1998 pela ABO-ES. Pós-graduada em Saúde Pública pela UNAERP, SP. 2002. Especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica em 2008 pela UNIME- Lauro de Freitas, BA. Mestranda em Radilogia e Imaginologia Odontológica pela São Leopoldo Mandic. 

Ana Isabel Silva Antunes, FACISA

Professora de Cirurgia I e cirurgia II da FACISA. Possui graduação em Odontologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Realizou o curso de aperfeiçoamento em cirurgia bucal pelo ABCD . Participou do curso de aperfeiçoamento em Cirurgia Bucal do básico ao prime, pelo instituto prime. Capacitação em lesões bucais - EAD, promovido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Participação no internato de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial, no Carnaval de Salvador(2016). Participou do curso de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da EBMSP/HGRS/HGE.  

Downloads

Publicado

2025-06-23

Como Citar

Santos, N. S. L., Vieira, E. P., Costa, Ívie C. D., & Antunes, A. I. S. (2025). FORMAS E MANEJO DE COMO CONDUZIR UMA COMUNICAÇÃO BUCO-SINUSAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4441–4462. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20083