A COMPLEXIDADE DA APRENDIZAGEM EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Autores/as

  • Jéssica Maryana Castro Rodrigues Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20044

Palabras clave:

Autoestima. Aprendizado. Compreensão. TDAH.

Resumen

A aprendizagem de crianças com TDAH afeta sua autoestima e autoconfiança. Este artigo explora como esses desafios impactam o processo de aprendizagem e a importância do papel do professor. O objetivo é compreender as dificuldades específicas desses indivíduos e identificar estratégias para superá-las, promovendo uma abordagem inclusiva no ambiente escolar. A metodologia é qualitativa, com foco na revisão da literatura e na coleta de dados sobre o tema. As bases reveladas incluem PubMed, PsycINFO e SciELO, com critérios de artigos recentes e livros publicados entre 2019 e 2024. Uma pesquisa revelou que o TDAH afeta de 5% a 7% da população infantil, citando a necessidade de atenção nas escolas, segundo o IBGE. Os resultados destacam os efeitos psicológicos e sociais das dificuldades enfrentadas por essas crianças. O estudo propõe estratégias para profissionais de saúde mental, educadores e pais, ajudando a abordar esses desafios. Conclui-se que entender as dificuldades das crianças com o TDAH e adotar práticas pedagógicas certas são fundamentais para criar um ambiente de aprendizagem eficaz. Isso permite que elas superem as barreiras do transtorno e desenvolvam seu potencial. A formação dos educadores em estratégias que favorecem o foco, a organização e o envolvimento é crucial para os estudantes que tem esse transtorno de atenção e hiperatividade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéssica Maryana Castro Rodrigues, Faculdade Mauá

Discente do Curso de psicologia, Faculdade Mauá, Goiás.

Francisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Orientador do Curso de psicologia, Faculdade Mauá Goiás.

Publicado

2025-07-01

Cómo citar

Rodrigues, J. M. C., & Mendonça, F. C. (2025). A COMPLEXIDADE DA APRENDIZAGEM EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 01–10. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20044