A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA DE SAÚDE

Autores

  • Agatha Christie Machado dos Santos Morais Universidade Iguaçu
  • Daniele Leite Ribeiro Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu
  • Felipe de Castro Felicio Universidade Iguaçu
  • Catarina de Melo Guedes Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19984

Palavras-chave:

Enfermeiro. Infecção hospitalar. Controle de infecções.

Resumo

As infecções hospitalares são um grave problema de saúde pública, agravado pelo uso de dispositivos invasivos e pela resistência antimicrobiana. O enfermeiro exerce papel estratégico na prevenção, por meio da supervisão de protocolos, educação continuada e conscientização da equipe e dos pacientes. O estudo justifica-se pela necessidade de reduzir morbimortalidade, melhorar a segurança e propor estratégias eficazes diante dos desafios institucionais e culturais. Este trabalho teve como objetivo analisar a atuação do enfermeiro na prevenção e controle das infecções hospitalares, por meio de uma revisão integrativa da literatura, com análise de 17 artigos científicos. Verificou-se que os enfermeiros desempenham papel fundamental nessas ações. Destacam-se medidas como orientação sobre a correta higienização das mãos, uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desinfecção rigorosa de superfícies e isolamento apropriado de pacientes com infecções transmissíveis. Tais práticas contribuem para a redução de infecções e promovem cuidado seguro. O êxito das estratégias depende da comunicação eficaz e do trabalho em equipe. Os enfermeiros atuam como elementos centrais nesse processo, assegurando que as boas práticas sejam difundidas e seguidas. Reforçar esse papel fortalece a segurança do paciente e contribui para um sistema de saúde mais eficiente, ético e humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agatha Christie Machado dos Santos Morais, Universidade Iguaçu

Discente, Universidade Iguaçu. 

Daniele Leite Ribeiro, Universidade Iguaçu

Discente, Universidade Iguaçu.

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro; Mestre, Doutor e Pós-doutorando em Ciências do Cuidado em Saúde pelo PACCAS/Universidade Federal Fluminense (UFF); Docente na graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Felipe de Castro Felicio, Universidade Iguaçu

Enfermeiro Especialista em Saúde da Família pela UERJ / Urgência e Emergência pela UNINTER / Enfermagem Obstétrica pela FABA / Enfermagem do Trabalho pela UNINTER/ MBA Executivo em Gestão em Saúde pela UCAM / Mestre em Ciências Médicas pela UFF. 

Catarina de Melo Guedes, Universidade Iguaçu

Enfermeira estomaterapeuta enfermagem pelo UERJ doutoranda em enfermagem pela UFF.

Downloads

Publicado

2025-07-03

Como Citar

Morais, A. C. M. dos S., Ribeiro, D. L., Ribeiro, W. A., Felicio, F. de C., & Guedes, C. de M. (2025). A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA DE SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 2(01), 12–32. https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19984