O PAPEL DA EDUCAÇÃO CONTINUADA DA ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA A HOMENS TRANSGÊNEROS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19976Palavras-chave:
Transexualidade. Homens Trans. Enfermagem Ginecológica. Ética em Enfermagem. Cuidado Pré-Natal.Resumo
Diante da pluralidade das identidades de gênero, o cuidado em saúde voltado aos homens transgêneros, especialmente no contexto do pré-natal, demanda atenção. Muitos mantêm órgãos reprodutivos femininos e podem engravidar, enfrentando barreiras no acesso a um atendimento adequado. A falta de preparo técnico e sensibilidade dos profissionais resulta em discriminação e sofrimento. O estudo busca analisar a capacitação da enfermagem para oferecer cuidado obstétrico inclusivo e eficaz a homens transgêneros. Estudo de revisão bibliográfica com busca em bases científicas entre 2017-2025 sobre saúde e pré-natal de homens transgêneros. Foram analisados 134 textos, dos quais 18 atenderam aos critérios da pesquisa. Os estudos revelam que homens trans enfrentam desafios significativos no pré-natal, como a invisibilidade, a transfobia institucional, a ausência de protocolos inclusivos e o despreparo da equipe de enfermagem. Além disso, a formação acadêmica limitada e a escassez de ações educativas comprometem seriamente a oferta de um cuidado humanizado. Diante desse cenário, evidencia-se a urgência de transformar o cuidado pré-natal voltado a essa população, enfrentando o modelo cisnormativo ainda predominante nos serviços de saúde. Nesse contexto, ressalta-se o papel estratégico da enfermagem na construção de um atendimento ético, humanizado, inclusivo e comprometido com a equidade. Para que isso ocorra, é fundamental investir em treinamento contínuo, reformular as diretrizes curriculares dos cursos de enfermagem e implementar políticas institucionais que promovam o respeito à diversidade de gênero. Assim, garantir um cuidado qualificado e livre de preconceitos reafirma o compromisso da enfermagem com a justiça social, a dignidade e os direitos humanos.
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