O PAPEL DA EDUCAÇÃO CONTINUADA DA ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA A HOMENS TRANSGÊNEROS

Autores

  • Emilly da Silva Cunha Universidade Iguaçu
  • Igor Leon de Souza dos Santos Universidade Iguaçu
  • Enimar de Paula Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu
  • Felipe de Castro Felicio Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19976

Palavras-chave:

Transexualidade. Homens Trans. Enfermagem Ginecológica. Ética em Enfermagem. Cuidado Pré-Natal.

Resumo

Diante da pluralidade das identidades de gênero, o cuidado em saúde voltado aos homens transgêneros, especialmente no contexto do pré-natal, demanda atenção. Muitos mantêm órgãos reprodutivos femininos e podem engravidar, enfrentando barreiras no acesso a um atendimento adequado. A falta de preparo técnico e sensibilidade dos profissionais resulta em discriminação e sofrimento. O estudo busca analisar a capacitação da enfermagem para oferecer cuidado obstétrico inclusivo e eficaz a homens transgêneros. Estudo de revisão bibliográfica com busca em bases científicas entre 2017-2025 sobre saúde e pré-natal de homens transgêneros. Foram analisados 134 textos, dos quais 18 atenderam aos critérios da pesquisa. Os estudos revelam que homens trans enfrentam desafios significativos no pré-natal, como a invisibilidade, a transfobia institucional, a ausência de protocolos inclusivos e o despreparo da equipe de enfermagem. Além disso, a formação acadêmica limitada e a escassez de ações educativas comprometem seriamente a oferta de um cuidado humanizado. Diante desse cenário, evidencia-se a urgência de transformar o cuidado pré-natal voltado a essa população, enfrentando o modelo cisnormativo ainda predominante nos serviços de saúde. Nesse contexto, ressalta-se o papel estratégico da enfermagem na construção de um atendimento ético, humanizado, inclusivo e comprometido com a equidade. Para que isso ocorra, é fundamental investir em treinamento contínuo, reformular as diretrizes curriculares dos cursos de enfermagem e implementar políticas institucionais que promovam o respeito à diversidade de gênero. Assim, garantir um cuidado qualificado e livre de preconceitos reafirma o compromisso da enfermagem com a justiça social, a dignidade e os direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilly da Silva Cunha, Universidade Iguaçu

Discente. Universidade Iguaçu.

Igor Leon de Souza dos Santos, Universidade Iguaçu

Discente. Universidade Iguaçu.

Enimar de Paula, Universidade Iguaçu

Orientador. Mestre em Saúde Materno-Infantil - Faculdade de Medicina - UFF; Docente do Curso de Graduação em Enfermagem -Universidade Iguaçu –UNIG. 

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro; Mestre, Doutor e Pós-doutorando em Ciências do Cuidado em Saúde pelo PACCAS/Universidade Federal Fluminense (UFF); Docente na graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Felipe de Castro Felicio, Universidade Iguaçu

Enfermeiro Especialista em Saúde da Família pela UERJ / Urgência e Emergência pela UNINTER / Enfermagem. Obstétrica pela FABA / Enfermagem do Trabalho pela UNINTER/ MBA Executivo em Gestão em Saúde pela UCAM / Mestre em Ciências Médicas pela UFF. 

Downloads

Publicado

2025-07-03

Como Citar

Cunha, E. da S., Santos, I. L. de S. dos, Paula, E. de, Ribeiro, W. A., & Felicio, F. de C. (2025). O PAPEL DA EDUCAÇÃO CONTINUADA DA ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA A HOMENS TRANSGÊNEROS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 2(01), 202–221. https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19976