ENTRE SABERES E PRÁTICAS: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO BRASILEIRO SOBRE O IMPACTO DA PSICOPEDAGOGIA NA VIDA PROFISSIONAL

Autores

  • Jorge dos Santos Silva UFMA
  • Giselle do Socorro da Silva Lima Uninter
  • Larissa Costa Zanin UNIUBE
  • Joyce Freiras da Silva Gonçalves Unopar
  • Aline Tiecker Campos Unopar
  • Tainá da Silva Estrella Unirio
  • Pauliane Sampaio de Araújo da Silva Unifacs
  • Tailane de Oliveira Sales Pinheiro UNINTER
  • Adaiane de Lima UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.19852

Palavras-chave:

Psicopedagogia. Narrativas. Formação profissional.

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender, por meio de narrativas autobiográficas, os impactos da psicopedagogia na vida profissional de psicopedagogos(as) em diferentes contextos do Brasil. Fundamentado na abordagem qualitativa e na metodologia (auto)biográfica, o trabalho valoriza as experiências, os sentidos e os percursos construídos por esses profissionais. A coleta dos dados ocorreu em quatro encontros virtuais, realizados em um grupo de WhatsApp composto por nove psicopedagogos(as) de distintas regiões do país, que compartilharam suas trajetórias, motivações, desafios e conquistas no exercício da prática psicopedagógica. Os resultados revelam que a psicopedagogia tende a promover transformações nas práticas profissionais, além de contribuir significativamente para a construção de identidades, fortalecimento de redes e ressignificação de trajetórias, reafirmando seu papel social e formativo diante dos desafios educacionais contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge dos Santos Silva, UFMA

Mestre em Educação (UFMA), Pedagogo (Faiara), Psicopedagogia (Única).

Giselle do Socorro da Silva Lima, Uninter

Psicopedagogia e Pedagogia (Uninter), Neuropsicopedagogia (Metropolitana),

Larissa Costa Zanin, UNIUBE

Pedagogia (Uniube), psicopedagoga (Metropolitana), Neuropsicopedagoga (Uninter).

Joyce Freiras da Silva Gonçalves, Unopar

Pedagogia (Unopar), Psicopedagogia (unifatecie).

Aline Tiecker Campos, Unopar

Pedagogia e Psicopedagogia (Unopar), Especialista em TDAH (Uniminas).

Tainá da Silva Estrella, Unirio

Pedagoga (Unirio), Lic. Ciências Biológicas (Unifatecie), Psicopedagoga (Unifatecie).

Pauliane Sampaio de Araújo da Silva, Unifacs

Pedagogia (Unifacs), Psicopedagogia (Cefap), AEE (Faculdade Iguaçu).

Tailane de Oliveira Sales Pinheiro, UNINTER

Pedagoga e Psicopedagoga (Uninter).

Adaiane de Lima, UNOESC

Pedagoga (Unoesc), Psicopedagoga (Faveni), Neuropsicopedagogia (FACUVALE).

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

Silva, J. dos S., Lima, G. do S. da S., Zanin, L. C., Gonçalves, J. F. da S., Campos, A. T., Estrella, T. da S., … Lima, A. de. (2025). ENTRE SABERES E PRÁTICAS: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO BRASILEIRO SOBRE O IMPACTO DA PSICOPEDAGOGIA NA VIDA PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 575–592. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.19852