RELEVÂNCIA DA TOMOGRAFIA CONE BEAM APLICADO À ENDODONTIA

Autores

  • Maycon Douglas Feitosa dos Santos Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA
  • Tamiris de Almeida Viana Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA
  • Sarah Jane de Araújo Barros Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.19829

Palavras-chave:

Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico. TCCB. Endodontia. Diagnóstico Odontológico. Planejamento Cirúrgico. Estruturas Ósseas. Precisão Diagnóstica.

Resumo

Esta pesquisa busca avaliar a relevância do uso da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCCB) na Endodontia, destacando sua contribuição para a precisão diagnóstica e o planejamento de tratamentos odontológicos complexos. O estudo examinará a evolução histórica e técnica da TCCB, desde a idealização inicial do sistema de Tomografia Computadorizada (TC) por Hounsfield Godfrey Newbold, em 1920, até a criação do primeiro tomógrafo de feixe cônico por grupos japoneses em 1990, voltado especificamente para a região maxilo-mandibular. A metodologia consistirá em uma revisão de literatura, com levantamento de artigos indexados em bases de dados científicas, abrangendo o uso da TCCB em procedimentos odontológicos. A TCCB oferece imagens em um único volume, sem sobreposição, e permite a visualização detalhada de estruturas ósseas e dentárias, o que pode aprimorar o diagnóstico e a qualidade do tratamento. Espera-se que o estudo evidencie os benefícios da TCCB para a Endodontia, especialmente no que se refere à precisão diagnóstica e ao suporte para procedimentos clínicos mais seguros e eficazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon Douglas Feitosa dos Santos, Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA

Discente do curso de Odontologia pelo  Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.

Tamiris de Almeida Viana, Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA

Discente do curso de Odontologia pelo  Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.

Sarah Jane de Araújo Barros, Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA

Docente do curso de Odontologia pelo  Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.

Downloads

Publicado

2025-10-01

Como Citar

Santos, M. D. F. dos, Viana, T. de A., & Barros, S. J. de A. (2025). RELEVÂNCIA DA TOMOGRAFIA CONE BEAM APLICADO À ENDODONTIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 69–82. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.19829