AS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA E ÊXITO NO IFMT CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE-MT

Autores

  • Rogério Costa Batista ProfEPT
  • Ronan Marcelo Martins ProfEPT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19506

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica. Ensino Médio integrado. Políticas de assistência estudantil.

Resumo

Os Institutos Federais (IFs), criados em 2008, visam oferecer educação profissional e tecnológica em diversos níveis, com destaque para a formação técnica integrada ao Ensino Médio. Este estudo analisou a familiaridade de alunos do 3º ano dos cursos técnicos integrados do IFMT Campus Primavera do Leste (IFMT-PDL) com a instituição antes da inscrição e a importância das políticas de assistência estudantil para a conclusão dos cursos. Um questionário com 24 perguntas foi aplicado a 20 alunos. A pesquisa é aplicada, exploratória, mista e pesquisa-ação. Os resultados indicam a necessidade de ampliar a divulgação da instituição e ressaltam a vital importância das políticas de assistência estudantil para a permanência e sucesso dos alunos.

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Biografia do Autor

Rogério Costa Batista, ProfEPT

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2010), Bacharel em Engenharia Civil-UNIC (2018); Bacharel em Administração Pública UFMT (2022); Especialista em Gestão Pública UFMT (2014); Pós-Graduação em Gestão Integrada de Segurança Pública - IFMT (2021); Pós-Graduação em Engenharia de prevenção de incêndio - ANHANGUERA (2023); Pós-Graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho - ANHANGUERA (2023), e Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT- IFMT (2023). Atualmente, é subtenente do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso, lotado na 6 Companhia Independente de Bombeiros Militares, localizada em Primavera do Leste - MT.

Ronan Marcelo Martins, ProfEPT

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instalações Elétricas e Industriais com aplicação de técnicas de inteligência artificial. Atualmente, é Professor Titular do IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) de Mato Grosso/Campus Cuiabá/Cel. Octayde Jorge da Silva. Nos últimos anos, tem atuado na área da Robótica e como professor do Mestrado ProfEPT.

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Publicado

2025-05-27

Como Citar

Batista, R. C., & Martins, R. M. (2025). AS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA E ÊXITO NO IFMT CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE-MT. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 7463–7488. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19506