O PAPEL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA CONCEPÇÃO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Érica de Souza e Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Heloisa da Silva Borges Universidade Federal Amazonas
  • Sérgio Luiz Lopes Universidade Federal de Roraima
  • Sheila de Fatima Mangoli Rocha Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19103

Palavras-chave:

Movimentos sociais. Educação do Campo. Políticas Públicas. Trabalho.

Resumo

O artigo busca compreender o papel dos movimentos sociais/sindicais na construção da concepção e das políticas públicas da Educação do Campo. O estudo foi realizado com base bibliográfica e documental, encontrando-se fundamentado nos escritos de Borges (2012), Caldart (2012, 2023), Arroyo, Caldar e Molina (2011), Freire (2023), Gohn (1997, 2006), Mészáros (2008), entre outros. Os resultados apontam a construção da concepção da Educação do Campo e de políticas públicas educacionais da classe que vive do trabalho no/do campo, vem sendo construída por meio da luta organizada e experiências de luta dos movimentos sociais/sindicais camponeses desde a década de 1990, com destaque para atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Concluímos que os movimentos sociais possuem um papel elementar no projeto histórico revolucionário de formação humana da classe trabalhadora camponesa na sua diversidade, pois pensam/projetam uma nova forma escola e uma nova sociabilidade para além da lógica destrutiva do capital, uma vez que estes tem possibilitado transformações concretas na educação do campo brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Estudante do Programa de Mobilidade acadêmica estudantil entre IES brasileiras, na condição de aluna especial no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima. Bolsista FAPEAM. 

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal Amazonas

Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo Práticas Pedagógicas - Convênio UFAM/MEC-Secadi, parceria com SEDUC-AM e Semeds e Coordenadora Institucional Parfor/UFAM. 

Sérgio Luiz Lopes, Universidade Federal de Roraima

Pós-doutor pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Professor Adjunto, Classe C, nível 003, do Curso de Educação do Campo, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

Sheila de Fatima Mangoli Rocha, Universidade Federal de Roraima

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2017). Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima.

Downloads

Publicado

2025-05-31

Como Citar

Souza, Érica de S. e, Borges, H. da S., Lopes, S. L., & Rocha, S. de F. M. (2025). O PAPEL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA CONCEPÇÃO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 8667–8686. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19103