O PAPEL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA CONCEPÇÃO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19103Palavras-chave:
Movimentos sociais. Educação do Campo. Políticas Públicas. Trabalho.Resumo
O artigo busca compreender o papel dos movimentos sociais/sindicais na construção da concepção e das políticas públicas da Educação do Campo. O estudo foi realizado com base bibliográfica e documental, encontrando-se fundamentado nos escritos de Borges (2012), Caldart (2012, 2023), Arroyo, Caldar e Molina (2011), Freire (2023), Gohn (1997, 2006), Mészáros (2008), entre outros. Os resultados apontam a construção da concepção da Educação do Campo e de políticas públicas educacionais da classe que vive do trabalho no/do campo, vem sendo construída por meio da luta organizada e experiências de luta dos movimentos sociais/sindicais camponeses desde a década de 1990, com destaque para atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Concluímos que os movimentos sociais possuem um papel elementar no projeto histórico revolucionário de formação humana da classe trabalhadora camponesa na sua diversidade, pois pensam/projetam uma nova forma escola e uma nova sociabilidade para além da lógica destrutiva do capital, uma vez que estes tem possibilitado transformações concretas na educação do campo brasileiro.
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