AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Ademilta Lucio da Silva FAESC
  • Edilma Alaíde de Oliveira FAESC
  • Lindacelma Santana da Silva FAESC
  • Maria Aparecida Dantas Bezerra UFAL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.19010

Palavras-chave:

Didática. Estratégias Metodológicas. Aprendizagem.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as contribuições da didática no processo de ensino e aprendizagem do Ensino Fundamental nos anos inicias, identificando como a didática pode auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, verificando do professor as estratégias metodológicas adequadas para desenvolver com os alunos na perspectiva de formar sujeitos críticos e reflexivos, analisando os recursos didáticos utilizados pelo professor do Ensino Fundamental dos anos iniciais. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, que consistiu na entrevista com os professores nomeados P1 e P2 de uma escola municipal do município de Escada. Este trabalho está fundamentado em Freire (2021), Cardoso (2021) e Rosa (2022). Os resultados revelam que a didática contribui com o processo de ensino e aprendizagem, demonstra a importância na formação do professor, promove criação de ambiente dinâmico e participativo, traz os recursos didáticos como facilitador da aprendizagem, com isso tem a relação da teoria e prática onde ambas necessitam andar juntas. A conclusão aponta que a didática é primordial para a construção do conhecimento e na formação de sujeitos críticos e reflexivos. A prática do professor precisa ser inovadora, para que os alunos tenham uma aprendizagem atrativa e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademilta Lucio da Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada - FAESC.

Edilma Alaíde de Oliveira, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada - FAESC.

Lindacelma Santana da Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada - FAESC.

Maria Aparecida Dantas Bezerra, UFAL

Doutora em Ciências da Educação - UFAL.

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Silva, A. L. da, Oliveira, E. A. de, Silva, L. S. da, & Bezerra, M. A. D. (2025). AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 3691–3705. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.19010