AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.19010Palabras clave:
Didática. Estratégias Metodológicas. Aprendizagem.Resumen
Este estudo teve como objetivo investigar as contribuições da didática no processo de ensino e aprendizagem do Ensino Fundamental nos anos inicias, identificando como a didática pode auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, verificando do professor as estratégias metodológicas adequadas para desenvolver com os alunos na perspectiva de formar sujeitos críticos e reflexivos, analisando os recursos didáticos utilizados pelo professor do Ensino Fundamental dos anos iniciais. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, que consistiu na entrevista com os professores nomeados P1 e P2 de uma escola municipal do município de Escada. Este trabalho está fundamentado em Freire (2021), Cardoso (2021) e Rosa (2022). Os resultados revelam que a didática contribui com o processo de ensino e aprendizagem, demonstra a importância na formação do professor, promove criação de ambiente dinâmico e participativo, traz os recursos didáticos como facilitador da aprendizagem, com isso tem a relação da teoria e prática onde ambas necessitam andar juntas. A conclusão aponta que a didática é primordial para a construção do conhecimento e na formação de sujeitos críticos e reflexivos. A prática do professor precisa ser inovadora, para que os alunos tenham uma aprendizagem atrativa e significativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY