ANALFABETISMO JURÍDICO E SEUS IMPACTOS SOCIAIS E PROCESSUAIS: UMA ANÁLISE NO ÂMBITO DO DIREITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18940

Palavras-chave:

Analfabetismo. Analfabetismo Jurídico. Acesso à Justiça. Educação Jurídica. Direitos Fundamentais.

Resumo

Esse artigo buscou discutir acerca do analfabetismo jurídico o qual refere-se ao fenômeno da falta de compreensão das normas e procedimentos legais por parte de indivíduos, afetando sua capacidade de interagir adequadamente com o sistema jurídico. Esse fenômeno tem implicações diretas nos processos judiciais, pois a dificuldade de entender os direitos e deveres pode levar a falhas no cumprimento de prazos, erros em petições e, muitas vezes, à perda de oportunidades de defesa adequada. Além disso, o analfabetismo jurídico contribui para o aumento da desigualdade no acesso à justiça, uma vez que aqueles sem conhecimento legal adequado ficam vulneráveis a decisões judiciais desfavoráveis. No contexto processual, as consequências podem ser graves, resultando em decisões errôneas e na ineficácia na aplicação da justiça, uma vez que o direito ao contraditório e à ampla defesa, direitos fundamentais garantidos pela Constituição, muitas vezes não são plenamente exercidos. Esse cenário exige uma análise crítica das causas do analfabetismo jurídico, como a falta de educação formal e a complexidade da linguagem jurídica. A superação dessa barreira envolve a adoção de medidas que promovam a educação jurídica acessível e o fortalecimento de práticas de orientação legal. Assim, é essencial garantir que todos, independentemente de sua formação, possam compreender seus direitos e atuar de maneira eficaz no processo judicial, promovendo um acesso à justiça mais equitativo e eficiente.

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Biografia do Autor

Arthur Brito Lacerda Ferreira, UNINORTE

Acadêmico de Direito - 9º Período, Centro Universitário do Norte - UNINORTE. https://orcid.org/0009-0009-1769-4911.

Guilherme de Oliveira do Espírito Santo, UNINORTE

Acadêmico de Direito - 9º Período, Centro Universitário do Norte - UNINORTE. https://orcid.org/0009-0002-4031-8016. 

Pamela Cristina de Souza Soares, UNINORTE

Tecnóloga em Serviços Judiciais, Centro Universitário do Norte - UNINORTE. Acadêmica de Direito - 9º Período. Centro Universitário do Norte – UNINORTE. https://orcid.org/0009-0006-2535-902X.

Márcio de Jesus Lima do Nascimento

Professor de Ensino Superior do Centro Universitário do Norte - UNINORTE. Mestre em Ciências e Meio Ambiente - Universidade Federal do Pará - UFPA. Membro do Núcleo de Pesquisa em Sustentabilidade na Amazônia - Nupesam do IFAM. https://orcid.org/0000-0003-1838-1828.

Vitória Maria Araújo Raulino, ESBAM

Advogada. Bacharel em Direito, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Pós-Graduada em Perícia Criminal e Segurança Pública, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM. https://orcid.org/0009-0004-5258-4519.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Ferreira, A. B. L., Santo, G. de O. do E., Soares, P. C. de S., Nascimento, M. de J. L. do, & Raulino, V. M. A. (2025). ANALFABETISMO JURÍDICO E SEUS IMPACTOS SOCIAIS E PROCESSUAIS: UMA ANÁLISE NO ÂMBITO DO DIREITO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 3723–3737. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18940