SAÚDE DO HOMEM: A INVISIBILIDADE DO HOMEM NAS OFERTAS DE SAÚDE: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Maria Ana Claudia Limeira da Silva Centro Universitário Santa Maria
  • Talyta Dias de Sousa Ferreira Centro Universitário Santa Maria
  • Larissa Lorrane Pinheiro Cavalcante Centro Universitário Santa Maria
  • Ewerton Douglas Soares de Albuquerque Centro Universitário Santa Maria
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria
  • Renata Lívia Silva Fônseca Moreira de Medeiros Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18908

Palavras-chave:

Atenção Primaria a Saúde e Saúde do Homem. Prevenção.

Resumo

Introdução: A invisibilidade da população masculina nas ofertas de saúde, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), reflete uma problemática influenciada por fatores socioculturais, como o machismo e a resistência ao autocuidado, que resultam na baixa procura dos homens por serviços preventivos. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), instituída em 2009, buscou enfrentar essas questões, mas desafios como estigmas culturais e abordagens insuficientes persistem, limitando a efetiva inclusão desse público nos serviços de saúde. Metodologia: Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de responder à pergunta norteadora: “Quais são os fatores que contribuem para a invisibilidade dos homens nas ofertas de saúde?”. O levantamento bibliográfico foi realizado na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando bases de dados como LILACS, MEDLINE e BDENF. Os critérios de inclusão consideraram publicações completas, disponíveis em português, dos últimos cinco anos. Foram excluídas teses e monografias. Os dados coletados foram analisados e passaram por uma triagem. Os estudos selecionados foram organizados em tabelas e quadros, sendo posteriormente discutidos. Resultados e discussões: A baixa adesão dos homens aos serviços de saúde está relacionada a fatores como o papel social de provedor, a incompatibilidade de horários com o trabalho, estigmas de gênero, desconforto nos ambientes de cuidado, e falhas no sistema. Estratégias como atendimentos noturnos, ações educativas e fortalecimento da PNAISH são essenciais para promover o acesso e o cuidado integral à saúde masculina. Conclusão: A enfermagem desempenha papel essencial na saúde pública masculina, promovendo prevenção e educação por meio da Estratégia Saúde da Família. O estudo destaca a necessidade de sensibilizar e capacitar profissionais para melhorar o cuidado ao homem, com foco na superação da invulnerabilidade e fortalecimento do autocuidado. É necessária a reestruturação dos serviços, capacitação e comprometimento dos gestores para garantir o acesso ao cuidado preventivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ana Claudia Limeira da Silva, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Talyta Dias de Sousa Ferreira, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Larissa Lorrane Pinheiro Cavalcante, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Ewerton Douglas Soares de Albuquerque, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeiro formado pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira formada pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Renata Lívia Silva Fônseca Moreira de Medeiros, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira Doutora, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

 

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Silva, M. A. C. L. da, Ferreira, T. D. de S., Cavalcante, L. L. P., Albuquerque, E. D. S. de, Souza, A. C. de, & Medeiros, R. L. S. F. M. de. (2025). SAÚDE DO HOMEM: A INVISIBILIDADE DO HOMEM NAS OFERTAS DE SAÚDE: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 3450–3459. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18908