ATUAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Autores

  • Isana Maria Januário Veni Creator Christian University
  • Maria Emília Camargo Veni Creator Christian University

Palavras-chave:

Violência contra a Mulher. Rede de Enfrentamento. Intersetorialidade. Políticas Públicas

Resumo

A violência contra a mulher constitui “qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na privada”, consoante dispõe o art. 1º da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a mulher – Convenção de Belém do Pará. O Estado de Pernambuco (PE) encontra-se na 11ª posição no ranking nacional de homicídios registrados de mulheres. Esta pesquisa tem o condão de compreender as contribuições do governo do estado de Pernambuco na prevenção e combate à violência contra a mulher dentro de seu território, por meio da análise do ordenamento jurídico atinente à temática, assim como da rede enfrentamento à violência contra a mulher implementada no Estado, a partir de uma perspectiva intersetorial. A pesquisa é de abordagem qualitativa, os dados coletados foram secundários, levantados mediante pesquisa documental e bibliográfica, assim como consulta da legislação nacional e estadual, com o fito de identificar e compreender o tema. A pesquisa contribuirá para o avanço do conhecimento acadêmico sobre a temática, fornecendo dados e análises que podem subsidiar futuras pesquisas e intervenções no campo da violência de gênero. Além disso, os resultados da pesquisa podem ser proveitosos para as organizações da sociedade civil, órgãos governamentais e profissionais comprometidos com a prevenção e coibição da violência contra as mulheres. Diante da análise realizada, verificou-se que a Secretaria da Mulher de Pernambuco é quem está à frente das ações voltadas ao combate à violência contra a mulher no Estado, através da articulação das políticas públicas com outros órgãos públicos e também entidades civis. Em que pese o esforço do governo estadual em criar políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, os dados apresentados indicam que as políticas públicas implementadas são inexitosas, posto que não conseguem reduzir os índices de violência contra a mulher, mormente o crime de feminicídio que cresce a cada ano, o que indica a necessidade premente do Estado de criar novos instrumentos de enfrentamento e repressão à violência contra a mulher, assim como aperfeiçoar os mecanismos já existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isana Maria Januário, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University. Graduação em Direito – Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco - FACESF (2012). Especialização na área de Direito Penal e Processo Penal – Faculdade Única de Ipatinga-MG (2021). Servidora pública do TJPE. 

Maria Emília Camargo, Veni Creator Christian University

Bacharel em Administração - UFSM (1975). Bacharel em Ciências Econômicas - UFSM (1977). Licenciada em Estatística – UFSM (1977). Mestrado em Engenharia de Produção – UFSM (1979). Doutorado em Engenharia de Produção – UFSC (1992). Pós-Doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan (Rússia) (2000). Pós-Doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade de Algarve em Faro/Portugal (2005). Estágio Sênior em Georreferenciamento aplicado ao Fluxo do Conhecimento pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa (2014. Professora do Departamento de Estatística da UFSM (1980-1998). Professora do Departamento de Matemática da UNISC (1999-2017). Professora da UCS (1999-2021). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul (2012-2017). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção na Universidade de Caxias do Sul (2019- 2021). Gestora do Polo de Inovação Tecnológica dos Campos de Cima da Serra (2012-2020). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), Universidade de Aveiro, Portugal, desde 2019. Coordena projetos financiados pelo CNPq. Membro do Conselho Executivo da FATER Academy of India (FAI), desde 2020. Investigadora Spinner Innovation Centre, desde 2021. Pesquisadora Destaque da área Ciências Humanas e Sociais, FAPERGS (2020).

Downloads

Publicado

2025-05-08

Como Citar

Januário, I. M., & Camargo, M. E. (2025). ATUAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–213. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/18900

Edição

Seção

E-books

Categorias