DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: USO DE APLICATIVOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18893Palavras-chave:
Deficiência intelectual. Aplicativo digital. Inclusão.Resumo
Atualmente, a tecnologia e os aplicativos tornam-se cada vez mais essenciais no contexto educacional, especialmente para pessoas com deficiência, ao oferecerem experiências de aprendizagem mais significativas, inclusivas e acessíveis. Alunos com deficiência intelectual, por exemplo, enfrentam limitações específicas na aprendizagem, como dificuldades de memória, atenção e no processamento de informações, o que impacta diretamente seu desempenho escolar. Nesse cenário, os aplicativos educacionais, quando bem selecionados e utilizados de forma pedagógica, contribuem significativamente para a adaptação de conteúdos, o desenvolvimento da autonomia e a personalização do ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. Este estudo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar o impacto do uso de aplicativos no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, com base em uma revisão bibliográfica. A coleta de dados foi realizada em bases acadêmicas como Scielo, Google Scholar e ERIC, utilizando critérios de relevância e atualidade. Os resultados encontrados evidenciam que os aplicativos educacionais constituem uma ferramenta promissora, capaz de potencializar a aprendizagem e promover maior engajamento desses estudantes no ambiente escolar.
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