DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: USO DE APLICATIVOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE INCLUSÃO

Autores

  • Danubia Cristina Alves Reis Universidade Estadual do Maranhão
  • Claudia Rosane Moreira da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra Universidade Estadual do Maranhão
  • Welberth Santos Ferreira Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18893

Palavras-chave:

Deficiência intelectual. Aplicativo digital. Inclusão.

Resumo

Atualmente, a tecnologia e os aplicativos tornam-se cada vez mais essenciais no contexto educacional, especialmente para pessoas com deficiência, ao oferecerem experiências de aprendizagem mais significativas, inclusivas e acessíveis. Alunos com deficiência intelectual, por exemplo, enfrentam limitações específicas na aprendizagem, como dificuldades de memória, atenção e no processamento de informações, o que impacta diretamente seu desempenho escolar. Nesse cenário, os aplicativos educacionais, quando bem selecionados e utilizados de forma pedagógica, contribuem significativamente para a adaptação de conteúdos, o desenvolvimento da autonomia e a personalização do ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. Este estudo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar o impacto do uso de aplicativos no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, com base em uma revisão bibliográfica. A coleta de dados foi realizada em bases acadêmicas como Scielo, Google Scholar e ERIC, utilizando critérios de relevância e atualidade. Os resultados encontrados evidenciam que os aplicativos educacionais constituem uma ferramenta promissora, capaz de potencializar a aprendizagem e promover maior engajamento desses estudantes no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Danubia Cristina Alves Reis, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Educação Inclusiva, Universidade Estadual do Maranhão. 

Claudia Rosane Moreira da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Educação Inclusiva, Universidade Estadual do Maranhão. 

Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Fitopatologia, Universidade Estadual do Maranhão.

Welberth Santos Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Física, Universidade Estadual do Maranhão.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Reis, D. C. A., Silva, C. R. M. da, Serra, I. M. R. de S., & Ferreira, W. S. (2025). DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: USO DE APLICATIVOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 3706–3722. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18893