DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB UMA LENTE INTERDISCIPLINAR: UM ENSAIO ENTRE NEUROCIÊNCIA, EMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18882Palavras-chave:
Neuroeducação. Psicologia Educacional. Desenvolvimento Cognitivo.Resumo
Este ensaio teórico propõe uma análise crítica sobre a integração entre Neurociência, Psicologia Educacional e Teorias do Desenvolvimento Cognitivo, com o objetivo de discutir possibilidades pedagógicas para o enfrentamento das dificuldades e transtornos de aprendizagem no contexto escolar. Com base em revisão bibliográfica e reflexão conceitual, o trabalho examina de que modo conhecimentos dessas áreas, ainda que epistemologicamente distintos, podem ser articulados de forma ética e fundamentada na formação e atuação docente. São discutidos conceitos como plasticidade cerebral, janelas de oportunidade, funções executivas, regulação emocional e estádios do desenvolvimento cognitivo, à luz de autores como Jean Piaget, António Damásio, Daniel Goleman e Stanislas Dehaene. O estudo reconhece os limites da atuação pedagógica no processo de identificação de dificuldades e ressalta a importância da colaboração interdisciplinar. Conclui-se que uma prática educativa inclusiva e responsiva exige formação continuada e a apropriação crítica de saberes provenientes das ciências cognitivas.
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