DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB UMA LENTE INTERDISCIPLINAR: UM ENSAIO ENTRE NEUROCIÊNCIA, EMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18882

Palavras-chave:

Neuroeducação. Psicologia Educacional. Desenvolvimento Cognitivo.

Resumo

Este ensaio teórico propõe uma análise crítica sobre a integração entre Neurociência, Psicologia Educacional e Teorias do Desenvolvimento Cognitivo, com o objetivo de discutir possibilidades pedagógicas para o enfrentamento das dificuldades e transtornos de aprendizagem no contexto escolar. Com base em revisão bibliográfica e reflexão conceitual, o trabalho examina de que modo conhecimentos dessas áreas, ainda que epistemologicamente distintos, podem ser articulados de forma ética e fundamentada na formação e atuação docente. São discutidos conceitos como plasticidade cerebral, janelas de oportunidade, funções executivas, regulação emocional e estádios do desenvolvimento cognitivo, à luz de autores como Jean Piaget, António Damásio, Daniel Goleman e Stanislas Dehaene. O estudo reconhece os limites da atuação pedagógica no processo de identificação de dificuldades e ressalta a importância da colaboração interdisciplinar. Conclui-se que uma prática educativa inclusiva e responsiva exige formação continuada e a apropriação crítica de saberes provenientes das ciências cognitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Teófilo de Sousa, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação Rede Nordeste de Ensino (RENOEN, polo IFCE) e Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE campus Fortaleza). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialização em Didática e Metodologias Ativas para aprendizagem pela UniAmérica e MBA em Gestão Escolar pela Faculdade Descomplica. Graduação em Licenciatura Plena em Ciências da Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Experiência como bolsista e, posteriormente, supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Professora Efetiva da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE, atuante na Educação Profissional. Licenciada em Letras - Língua Inglesa (Centro Universitário Leonardo da Vinci) e Especialista em Tradução e Revisão de Textos em Língua Inglesa (Faculdade de Minas), em Neuropsicopegagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e estudo direcionado aos Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades e/ou Superdotação. Tradutora com expertise em Língua Inglesa, Espanhola e Francesa. Revisora de periódicos científicos nacionais e internacionais e membro de Corpo Editorial.

Downloads

Publicado

2025-04-24

Como Citar

Sousa, R. T. de. (2025). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB UMA LENTE INTERDISCIPLINAR: UM ENSAIO ENTRE NEUROCIÊNCIA, EMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 3055–3072. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18882