PROGRAMA “ORIGENS” DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO: COM ÊNFASE NOS RESULTADOS E DISCUSSÃO DA PESQUISA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18879Palavras-chave:
Políticas públicas. Inclusão social. Equidade de direitos. Reconhecimento sociopedagógico.Resumo
Este artigo é proveniente da dissertação de mestrado acerca do programa “Origens”, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que teve como título: JUSTIÇA E CIDADANIA: estudo de caso do programa “Origens” do TJPE em favor do acesso à identidade biológica e à historicidade de vida do (a) adotado (a) como fator de inclusão social e equidade de direitos. A pesquisa evidenciou sua relevância no campo psicossocial, jurídico e pedagógico, além de sua contribuição para a implementação de políticas públicas de inclusão social e equidade de direitos, voltadas para as pessoas adotadas. Os objetivos propostos foram alcançados, por meio de detalhado estudo bibliográfico e da aplicação de diferentes técnicas de coleta de dados e análise de conteúdo, conforme Laurence Bardin (1977). Os resultados identificados na pesquisa contribuíram para uma maior amplitude e reconhecimento sociopedagógico do programa, que foi elaborado pela equipe interprofissional, do Núcleo de Adoção e Estudos da Família (NAEF), responsável pela sua execução, vinculado à 2ª Vara da Infância e Juventude (VIJ) do Recife. A pesquisa se desenvolveu por meio da aplicação de questionário semiestruturado, da realização de entrevista livre e da análise do artigo acadêmico, publicado pelas servidoras lotadas do Núcleo (NAEF), integrantes do quadro de pessoal efetivo-especializado.
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