RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (REDS) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM NOVO RUMO NAS CAPACITAÇÕES DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18872

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Digitais (REDs). Prática pedagógica significativa. Humanização da prática docente. Educação com afeto. Formação docente.

Resumo

O presente artigo nasce do desejo sincero de compreender como os Recursos Educacionais Digitais (REDs) podem transformar não só a prática docente, mas também o próprio jeito de formar professores. Em tempos em que a tecnologia atravessa tantas áreas da vida, a escola e o educador não podem ficar para trás, mas também não devem ser pressionados a seguir um caminho que ainda não foi trilhado com escuta e acolhimento. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, analisamos estudos produzidos entre 2018 e 2023 que falam, com profundidade e empatia, sobre os desafios, os medos, as tentativas e os acertos de professores que estão aprendendo a ensinar com o apoio do digital. Os resultados apontam que, apesar da ausência de infraestrutura em muitas escolas, da falta de formações contínuas e do sentimento de insegurança frente ao novo, há também muita potência nas práticas docentes quando elas são acompanhadas de apoio, tempo e escuta. A pesquisa defende que os REDs não devem ser tratados como modismo nem como obrigação, mas como possibilidades e que a formação do professor precisa partir de onde ele está, com o que ele tem, respeitando seu tempo e valorizando seu percurso. Porque, no fim, ensinar com tecnologia é, antes de tudo, continuar ensinando com humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Teresinha Reinehr Stoffel, UNEATLANTICO

Mestrado em Educação com especialização em TICs - UNEATLANTICO / Espanha. https://orcid.org/0000-0002-2649-0509.

Aloisio Oliveira Ramos, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação com especialização em TICs - UNEATLANTICO / Espanha. https://orcid.org/0009-0007-4218-9066. 

Aline Leonardo da Silva, UNEATLANTICO

Mestranda em  Educação com especialização em Gestão de Centro Educacionais - UNEATLANTICO / Espanha. https://orcid.org/0009-0008-6579-9067. 

Elaine de Aquino Varella Silva, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores - UNEATLANTICO / Espanha. https://orcid.org/0009-0007-3929-3954. 

Gilberto Luiz Zattera, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação com especialização em Formação de Professores - UNEATLANTICO / Espanha. https://orcid.org/0009-0007-5637-5919. 

Jaciara de Almeida Vieira Moreira, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores -  UNEATLANTICO / Espanha. https://orcid.org/0009-0009-5650-5490. 

Juliana Maria Griza de Oliveira, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores -  UNEATLANTICO / Espanha. https://orcid.org/0009-0006-2494-1640. 

Kátia Sacani, UNEATLANTICO

Mestranda em  Educação com especialização em Formação de Professores - UNEATLANTICO / Espanha. https://orcid.org/0009-0008-2333-7059. 

Kelly Cristina Cedro da Silva, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores - UNEATLANTICO / Espanha. https://orcid.org/0009-0003-8678-399X.

Leonardo Queiroz Gonçalves, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação UNEATLANTICO / Espanha. https://orcid.org/0009-0002-2112-5198.

Luciano das Chagas Gomes, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação, com ênfase em Formação de Professores - UNEATLANTICO / Espanha. https://orcid.org/0009-0006-6587-478X. 

Mirtzi Antonia Fabio Santos, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores - UNEATLANTICO / Espanha. https://orcid.org/0009-0006-1247-5013.

Sheila de Oliveira Dipp, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com especialização em Educação de Professores - UNEATLANTICO / Espanha. https://orcid.org/0009-0009-0352-1016.

Vivian Cristina Borges Hashitani, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com especialização em formação de professores - UNEATLANTICO / Espanha. https://orcid.org/0009-0005-8492-7472. 

Downloads

Publicado

2025-04-28

Como Citar

Stoffel, H. T. R., Ramos, A. O., Silva, A. L. da, Silva, E. de A. V., Zattera, G. L., Moreira, J. de A. V., … Hashitani, V. C. B. (2025). RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (REDS) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM NOVO RUMO NAS CAPACITAÇÕES DOCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 3309–3326. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18872