RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (REDS) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM NOVO RUMO NAS CAPACITAÇÕES DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18872Palavras-chave:
Recursos Educacionais Digitais (REDs). Prática pedagógica significativa. Humanização da prática docente. Educação com afeto. Formação docente.Resumo
O presente artigo nasce do desejo sincero de compreender como os Recursos Educacionais Digitais (REDs) podem transformar não só a prática docente, mas também o próprio jeito de formar professores. Em tempos em que a tecnologia atravessa tantas áreas da vida, a escola e o educador não podem ficar para trás, mas também não devem ser pressionados a seguir um caminho que ainda não foi trilhado com escuta e acolhimento. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, analisamos estudos produzidos entre 2018 e 2023 que falam, com profundidade e empatia, sobre os desafios, os medos, as tentativas e os acertos de professores que estão aprendendo a ensinar com o apoio do digital. Os resultados apontam que, apesar da ausência de infraestrutura em muitas escolas, da falta de formações contínuas e do sentimento de insegurança frente ao novo, há também muita potência nas práticas docentes quando elas são acompanhadas de apoio, tempo e escuta. A pesquisa defende que os REDs não devem ser tratados como modismo nem como obrigação, mas como possibilidades e que a formação do professor precisa partir de onde ele está, com o que ele tem, respeitando seu tempo e valorizando seu percurso. Porque, no fim, ensinar com tecnologia é, antes de tudo, continuar ensinando com humanidade.
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