EVASÃO ESCOLAR NO CEJA: CRÍTICAS E REFLEXÕES

Autores

  • Anézio Rigonatto Universidad Columbia Del Paraguay
  • Hildeci de Souza Dantas Logos University International
  • Sergio David González Ayala Universidad Columbia Del Paraguay

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v5i3.18852

Palavras-chave:

Universidade Del Columbia. Evasão e Abandono Escolar. CEJA, EJA e Educação.

Resumo

O artigo faz parte do recorte de uma pesquisa de mestrado em ciências da educação pela Universidad Del Columbia no Paraguay onde se buscou mostrar alguns resultados das possíveis causas e consequências da evasão escolar. Objetivou-se em identificar os maiores fatores que podem levar ao abandono escolar. A investigação se deu no CEJA em Aragarças. A metodologia é de uma abordagem qualitativa e bibliográfica onde os instrumentos utilizados comportaram-se em 5 questionários estruturados e aplicados aos alunos egressos neste recorte. A população contou com 34 informantes e todos incluídos na amostra. Além disso, a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse pela escola, as dificuldades de aprendizagem, as deficiências no transporte escolar, a moradia, a família, etc, foram pontos relevantes na amostra. Conclui-se, portanto, que o ensino no CEJA é um trabalho bastante árduo e complexo de atenção. A pesquisa provou que a necessidade de estima, empatia, interesse, falta de apoio por parte da família e outros – (foram os pontos) - que mais chamaram atenção quanto a EJA. Por isso, a evasão escolar é cautelosa e requer mais engajamento de afeto e aprendizado.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anézio Rigonatto, Universidad Columbia Del Paraguay

Pesquisador, Universidad Columbia Del Paraguay.

Hildeci de Souza Dantas, Logos University International

Pesquisador, Logos University International. 

Sergio David González Ayala, Universidad Columbia Del Paraguay

Orientador, Universidad Columbia Del Paraguay. 

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Rigonatto, A., Dantas, H. de S., & Ayala, S. D. G. (2019). EVASÃO ESCOLAR NO CEJA: CRÍTICAS E REFLEXÕES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 5(3), 49–66. https://doi.org/10.51891/rease.v5i3.18852