EVASÃO ESCOLAR NO CEJA: CRÍTICAS E REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v5i3.18852Palavras-chave:
Universidade Del Columbia. Evasão e Abandono Escolar. CEJA, EJA e Educação.Resumo
O artigo faz parte do recorte de uma pesquisa de mestrado em ciências da educação pela Universidad Del Columbia no Paraguay onde se buscou mostrar alguns resultados das possíveis causas e consequências da evasão escolar. Objetivou-se em identificar os maiores fatores que podem levar ao abandono escolar. A investigação se deu no CEJA em Aragarças. A metodologia é de uma abordagem qualitativa e bibliográfica onde os instrumentos utilizados comportaram-se em 5 questionários estruturados e aplicados aos alunos egressos neste recorte. A população contou com 34 informantes e todos incluídos na amostra. Além disso, a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse pela escola, as dificuldades de aprendizagem, as deficiências no transporte escolar, a moradia, a família, etc, foram pontos relevantes na amostra. Conclui-se, portanto, que o ensino no CEJA é um trabalho bastante árduo e complexo de atenção. A pesquisa provou que a necessidade de estima, empatia, interesse, falta de apoio por parte da família e outros – (foram os pontos) - que mais chamaram atenção quanto a EJA. Por isso, a evasão escolar é cautelosa e requer mais engajamento de afeto e aprendizado.
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