FATORES QUE PODEM CONTRIBUIR PARA EVASÃO, PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO DOS ESTUDOS NA EJA

Autores

  • Marinalda Aparecida Lima de Oliveira Rede Estadual de Pernambuco
  • Márcia Maria Bezerra Guimarães UEPB
  • Amanda Micheline Amador de Lucena Lucena UEPB
  • Carla Maria Dantas Oliveira UFCG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18851

Palavras-chave:

Educandos. Desafios. Trajetória escolar.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se desenvolve como um meio reparatório de suprir as necessidades de parte da população que cresceu sem ter acesso às salas de aula, ou que por algum motivo não conseguiram concluir a jornada escolar. Por isso, seu formato foi pensado para responder às demandas específicas dos estudantes que geralmente são trabalhadores(as) que durante o dia estão envolvidos com atividades profissionais e/ou os cuidados com a família. Levando em conta os desafios vivenciados no cotidiano e na vida escolar dos educandos da EJA, objetivou-se identificar fatores que favorecem a permanência e conclusão dos estudos na EJA e os motivos que podem ocasionar a desistência/evasão dos educandos. Para isso um estudo de campo foi desenvolvido incluindo 45 educandos da EJA do Colégio Municipal Osvaldo Benício Vaz Cavalcanti, localizado no município de São Joaquim do Monte – Pernambuco. Constatou-se que a maioria dos educandos (82%) sentem-se motivados para dar continuidade aos estudos na EJA. Dentre os fatores que podem favorecer a permanência e a conclusão dos ciclos na EJA, destaca-se a “recuperação do tempo perdido e conclusão dos estudos”, indicado pela maioria dos sujeitos (68%). Observou-se que 63% dos educandos indicaram que optaram pela EJA para conseguir uma certificação (Diploma) de forma rápida, corroborando com a ideia que os educandos desejam recuperar o tempo perdido e concluir os estudos em tempo hábil. Quando os educandos optaram por desistir ou evadir-se da EJA, as questões relacionadas à saúde pessoal ou de um membro de seu núcleo familiar, foi apontada como a principal causa de evasão/desistência de 53% dos educandos que outrora interromperam seus estudos na EJA. Diversos motivos podem ser relevantes quando o educando pensa em permanecer ou evadir-se e é importante ressaltar os educandos que já desistiram dos estudos na EJA por não gostar de estudar e por não entender os conteúdos que lhes eram apresentados, nos faz refletir sobre a importância das práticas pedagógicas adequadas a esse público, pois essas práticas devem incluir um ensino lúdico, contextualizado e estimulante para que o educando possa enxergar sentido no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinalda Aparecida Lima de Oliveira, Rede Estadual de Pernambuco

Letras- FAFICA - Caruaru-PE Direito- FAVIP Caruaru-PE Pós-Graduação: Língua Portuguesa- FAINTIVISA Vitória de Santo Antão PE Mestrado: Ciência da Educação- CBS. Doutoranda: Ciência da educação- CBS Professora da Rede Municipal de Educação de São Joaquim do Monte-PE Professora da Rede Estadual de Pernambuco.

Márcia Maria Bezerra Guimarães, UEPB

Ciências Biológicas na UEPB,Mestre em engenharia agrícola na UFCG, Doutora em Agronomia na UFPB, Professora de Biologia da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. 

Amanda Micheline Amador de Lucena Lucena, UEPB

Ciências Biológicas na UEPB, Mestre em engenharia agrícola na UFCG, Doutora em Recursos Naturais na UFCG. 

Carla Maria Dantas Oliveira, UFCG

Historiadora na Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Ciências Sociais UfCG.

Downloads

Publicado

2025-04-24

Como Citar

Oliveira, M. A. L. de, Guimarães, M. M. B., Lucena, A. M. A. de L., & Oliveira, C. M. D. (2025). FATORES QUE PODEM CONTRIBUIR PARA EVASÃO, PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO DOS ESTUDOS NA EJA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 3024–3039. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18851