O DESAFIO DA PANDEMIA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: O USO DAS TECNOLOGIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Francine Danielle  Luko Veni Creator Christian University
  • Sandra Cezária Ronchi  Rocha Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18844

Palavras-chave:

Educação especial. Deficiência. Tecnológicos. Pandemia. Educação.

Resumo

Que a pandemia da COVID-19 foi um acontecimento desafiador para todos é indiscutível. Cada setor da sociedade buscou ferramentas para vencer essa etapa da melhor forma e a educação por sua vez não ficou de fora e galgou degraus doloridos para professores, famílias e estudantes. Encaminhar atividades que possibilitassem ampliar habilidades, elaborar novos conceitos e transformar os momentos de lockdown em processos eficazes de aprendizagem, necessitou da criatividade dos professores, das famílias e alguns esforços que testaram a saúde mental de todos os envolvidos. No decorrer de todo o processo, as descobertas da escassez de tecnologias, falta de celulares ou computadores que pudessem auxiliar, conexão de Internet ruim ou inexistente, famílias com poucos recursos de conhecimento para acessar, manipular o conteúdo e oferecer suporte para o estudante. Sem dúvida este acontecimento foi um grande momento na educação onde os professores e alunos se uniram para aprender em um outro formato, onde um grande universo se abria para as discussões: como seria realizado toda essa abordagem?Nesse caminho estavam as instituições especializadas, cujo trabalho estava voltado para pessoas com deficiência moderada e severa. Dessa forma essa proposta busca trazer importantes reflexões acerca dos desafios da educação tanto na escola regular como nas instituições especializadas e também avaliar os avanços que exigiu outras formas de olhar para as famílias e seus recursos tecnológicos de auxílio ao estudante e procurar fazer adaptações das atividades de acordo com a realidade dos educandos para tornar mais fácil a realização das atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Danielle  Luko, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Sandra Cezária Ronchi  Rocha, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Docente no Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Luko, F., Rocha, S., & Santos, M. P. M. dos. (2025). O DESAFIO DA PANDEMIA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: O USO DAS TECNOLOGIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 2679–2690. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18844