O DESAFIO DA PANDEMIA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: O USO DAS TECNOLOGIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18844Palavras-chave:
Educação especial. Deficiência. Tecnológicos. Pandemia. Educação.Resumo
Que a pandemia da COVID-19 foi um acontecimento desafiador para todos é indiscutível. Cada setor da sociedade buscou ferramentas para vencer essa etapa da melhor forma e a educação por sua vez não ficou de fora e galgou degraus doloridos para professores, famílias e estudantes. Encaminhar atividades que possibilitassem ampliar habilidades, elaborar novos conceitos e transformar os momentos de lockdown em processos eficazes de aprendizagem, necessitou da criatividade dos professores, das famílias e alguns esforços que testaram a saúde mental de todos os envolvidos. No decorrer de todo o processo, as descobertas da escassez de tecnologias, falta de celulares ou computadores que pudessem auxiliar, conexão de Internet ruim ou inexistente, famílias com poucos recursos de conhecimento para acessar, manipular o conteúdo e oferecer suporte para o estudante. Sem dúvida este acontecimento foi um grande momento na educação onde os professores e alunos se uniram para aprender em um outro formato, onde um grande universo se abria para as discussões: como seria realizado toda essa abordagem?Nesse caminho estavam as instituições especializadas, cujo trabalho estava voltado para pessoas com deficiência moderada e severa. Dessa forma essa proposta busca trazer importantes reflexões acerca dos desafios da educação tanto na escola regular como nas instituições especializadas e também avaliar os avanços que exigiu outras formas de olhar para as famílias e seus recursos tecnológicos de auxílio ao estudante e procurar fazer adaptações das atividades de acordo com a realidade dos educandos para tornar mais fácil a realização das atividades propostas.
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