RETRATOS DA DOCÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DA (AUTO)IMAGEM DOS PROFESSORES MOÇAMBICANOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18824Palavras-chave:
Construção. (auto)imagem. Professores moçambicanos.Resumo
A qualidade do ensino básico das escolas públicas de Moçambique é algo debatido e presente nos discursos sociais e políticos. Paralelamente, assiste-se a um movimento crescente de docentes que decidem prosseguir os seus estudos e optam por investir a título individual na sua formação de nível superior. Este facto parece ter diversas razões subjacentes, mas é sabido que a sociedade moçambicana atribui à escola e aos professores responsabilidades inatingíveis e, desde logo, a melhoria da qualidade da educação e o sucesso dos alunos, transferindo esta responsabilidade que deve e terá que ser co-partilhada com os restantes interlocutores do processo. Nesse sentido, esta pesquisa procurou dar voz a estes atores sociais com a finalidade de compreender a (auto)imagem dos professores do ensino básico das escolas públicas na cidade da Beira, procurando perceber as razões inexplícitas para a escolha da profissão docente, as suas motivações para a continuação de estudos, bem como o seu compromisso com a profissão. A investigação assenta numa abordagem qualitativa e recorreu-se à entrevista semiestruturada, enquanto técnica aplicada a 8 professores que lecionavam em 4 escola do ensino básico, no contexto geográfico em apreço. Destaca-se que os principais resultados indicam a vocação e a empregabilidade como fatores determinantes para o ingresso na carreira docente e relativamente à sua (auto)imagem parecem devolver algum desencanto social, pois referem que se sentem motivados, embora não se sintam reconhecidos e valorizados, quer pela sociedade quer pelos responsáveis em matéria de política educativa.
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