RETRATOS DA DOCÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DA (AUTO)IMAGEM DOS PROFESSORES MOÇAMBICANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18824

Palavras-chave:

Construção. (auto)imagem. Professores moçambicanos.

Resumo

A qualidade do ensino básico das escolas públicas de Moçambique é algo debatido e presente nos discursos sociais e políticos. Paralelamente, assiste-se a um movimento crescente de docentes que decidem prosseguir os seus estudos e optam por investir a título individual na sua formação de nível superior. Este facto parece ter diversas razões subjacentes, mas é sabido que a sociedade moçambicana atribui à escola e aos professores responsabilidades inatingíveis e, desde logo, a melhoria da qualidade da educação e o sucesso dos alunos, transferindo esta responsabilidade que deve e terá que ser co-partilhada com os restantes interlocutores do processo. Nesse sentido, esta pesquisa procurou dar voz a estes atores sociais com a finalidade de compreender a (auto)imagem dos professores do ensino básico das escolas públicas na cidade da Beira, procurando perceber as razões inexplícitas para a escolha da profissão docente, as suas motivações para a continuação de estudos, bem como o seu compromisso com a profissão. A investigação assenta numa abordagem qualitativa e recorreu-se à entrevista semiestruturada, enquanto técnica aplicada a 8 professores que lecionavam em 4 escola do ensino básico, no contexto geográfico em apreço. Destaca-se que os principais resultados indicam a vocação e a empregabilidade como fatores determinantes para o ingresso na carreira docente e relativamente à sua (auto)imagem parecem devolver algum desencanto social, pois referem que se sentem motivados, embora não se sintam reconhecidos e valorizados, quer pela sociedade quer pelos responsáveis em matéria de política educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elviss Mawoze, Universidade Licungo

Doutorando em Ciências de Educação, com especialidade em Educação Inclusiva e Pedagogia Diferenciada, pela Universidade Jean Piaget de Moçambique, docente e pesquisador da Universidade Licungo – Moçambique, Extensão da Beira, Departamento de Educação; Orcid: https://orcid.org/0009-0008-7993-2287.

Evangelina Bonifácio, CITeD - Instituto Politécnico de Bragança & Universidade Jean Piaget

[1]Orientadora no Departamento de Ciências de Educação da Universidade Jean Piaget de Moçambique, Pós-Doutorada em Ciências da Educação - área de Pedagogia Social pela Universidade Católica Portuguesa e Pós-Doutorada em Ética e Educação pela Universidade de Salamanca, Espanha. Investigadora integrada no CITED – Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. CITeD - Instituto Politécnico de Bragança & Universidade Jean Piaget. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5556-3984.

Downloads

Publicado

2025-04-17

Como Citar

Mawoze, E., & Bonifácio, E. (2025). RETRATOS DA DOCÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DA (AUTO)IMAGEM DOS PROFESSORES MOÇAMBICANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 2450–2469. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18824