A PEDAGOGIA SOCIAL NO TOCANTINS: UMA REVISÃO NARRATIVA DE 2019 A 2023
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18769Palavras-chave:
Pedagogia Social no Tocantins. Socioeducativo. Casa de Acolhimento. Casa do Idoso.Resumo
A pedagogia social é uma área do conhecimento que foca na educação e desenvolvimento de indivíduos e comunidades, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. No estado do Tocantins, pesquisas nessa área têm se mostrado fundamentais para entender e melhorar a dinâmica educacional e social das comunidades locais. O presente projeto de pesquisa teve como objetivo investigar as produções acadêmicas em Pedagogia Social no estado do Tocantins durante o período de 2019 a 2023. A metodologia empregada foi a revisão narrativa de literatura, que se baseia em estudos publicados, utilizando métodos previamente definidos e explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas consideradas relevantes. Para atingir o objetivo, utilizou-se a análise textual como metodologia, empregando o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Esta abordagem permitiu examinar um corpus significativo de textos acadêmicos e identificar padrões, temas e relações semânticas presentes nas produções sobre Pedagogia Social no Tocantins durante o período selecionado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY