A PEDAGOGIA SOCIAL NO TOCANTINS: UMA REVISÃO NARRATIVA DE 2019 A 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18769

Palavras-chave:

Pedagogia Social no Tocantins. Socioeducativo. Casa de Acolhimento. Casa do Idoso.

Resumo

A pedagogia social é uma área do conhecimento que foca na educação e desenvolvimento de indivíduos e comunidades, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. No estado do Tocantins, pesquisas nessa área têm se mostrado fundamentais para entender e melhorar a dinâmica educacional e social das comunidades locais. O presente projeto de pesquisa teve como objetivo investigar as produções acadêmicas em Pedagogia Social no estado do Tocantins durante o período de 2019 a 2023. A metodologia empregada foi a revisão narrativa de literatura, que se baseia em estudos publicados, utilizando métodos previamente definidos e explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas consideradas relevantes. Para atingir o objetivo, utilizou-se a análise textual como metodologia, empregando o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Esta abordagem permitiu examinar um corpus significativo de textos acadêmicos e identificar padrões, temas e relações semânticas presentes nas produções sobre Pedagogia Social no Tocantins durante o período selecionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Goiamar Fernandes Bezerra, UnirG

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi (UnirG).

Meire Lucia Andrade da Silva, UnirG

Orientadora. Professora do curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi (UnirG).

Joana Fernandes Castro, UnirG

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi (UnirG).

Albertina Brito dos Santos, UnirG

Acadêmica do curso de Letras da Universidade de Gurupi (UnirG). 

Márcia Ribeiro Ferreira, UnirG

Acadêmica do curso de Letras da Universidade de Gurupi (UnirG). 

Halline Cardoso Jurema, UnirG

Professora do curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi (UnirG).

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Bezerra, G. F., Silva, M. L. A. da, Castro, J. F., Santos, A. B. dos, Ferreira, M. R., & Jurema, H. C. (2025). A PEDAGOGIA SOCIAL NO TOCANTINS: UMA REVISÃO NARRATIVA DE 2019 A 2023. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 3604–3620. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18769