A RELEVÂNCIA DA REVISTA 'RESSACA LITERÁRIA' PARA OS ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS DA UNIRG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18768

Palavras-chave:

Produção. Revista. Letramento Acadêmico.

Resumo

A revista Ressaca Literária da UNIRG configura-se como um espaço democrático de publicação e expressão acadêmica, porém enfrenta desafios relacionados à baixa participação dos acadêmicos. Esta pesquisa analisou a importância da revista na formação crítica e profissional dos estudantes do curso de Letras da UNIRG, investigando o impacto de sua participação no desenvolvimento da escrita acadêmica, no estímulo à produção textual e no engajamento com o ambiente literário. Utilizando uma abordagem mista, realizamos a análise documental das edições já publicadas e aplicamos questionários via Google Forms a acadêmicos do curso. Os resultados evidenciam os principais fatores que contribuem para a baixa adesão dos estudantes e apontam estratégias para ampliar a relevância e a participação na revista no contexto acadêmico. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Cândido (2002), Cosson (2020), Pimentel (2015), Rojo (2009), Soares (2012), Severino (2016), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albertina Brito dos Santos, UnirG

Acadêmica do curso de Letras da Universidade de Gurupi (UnirG).

Márcia Ribeiro Ferreira, UnirG

Acadêmica do curso de Letras da Universidade de Gurupi (UnirG).  

Maria Wellitania de Oliveira, UnirG

Orientadora. Professora do curso de Letras da Universidade de Gurupi (UnirG).

Goiamar Fernandes Bezerra, UnirG

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi (UnirG).

Fábio Araújo Pereira, UnirG

Professor do curso de Letras da Universidade de Gurupi (UnirG).

Halline Cardoso Jurema, UnirG

Professora do curso de Letras da Universidade de Gurupi (UnirG). 

Downloads

Publicado

2025-04-15

Como Citar

Santos, A. B. dos, Ferreira, M. R., Oliveira, M. W. de, Bezerra, G. F., Pereira, F. A., & Jurema, H. C. (2025). A RELEVÂNCIA DA REVISTA ’RESSACA LITERÁRIA’ PARA OS ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS DA UNIRG. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 2271–2285. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18768