ENSINAR PARA RESSOCIALIZAR: PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DO ENCARCERAMENTO

Autores

  • Gustavo Hamann de Freitas Universidade Luterana do Brasil
  • Pauline Schwarzbold Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Júlia Charão Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Samantha Lopes de Moraes Longo UNISC
  • Marilia do Nascimento Pereira Meinerz Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
  • Pedro Henrique Meinerz Universidade Franciscana - UFN

Palavras-chave:

Educação prisional. Ressocialização. Direitos humanos.

Resumo

A educação, em qualquer contexto social, representa uma ferramenta essencial para a construção de cidadania, o desenvolvimento humano e a transformação de realidades. Quando aplicada ao sistema prisional, essa prática educativa ganha novos contornos, exigindo sensibilidade, preparo técnico e compromisso com a dignidade de sujeitos que, apesar de privados de liberdade, mantêm o direito ao acesso ao conhecimento e à esperança de reconstrução de suas trajetórias. Este livro digital, intitulado "Ensinar para Ressocializar: Perspectivas Educacionais no Contexto do Encarceramento", foi idealizado com o propósito de provocar reflexões, sistematizar saberes e apresentar caminhos possíveis para a atuação educacional em ambientes prisionais.

A obra está organizada em sete capítulos, cada um deles dedicado a uma dimensão específica do tema, abordando desde os aspectos estruturais do sistema prisional brasileiro até experiências inovadoras em educação no cárcere. O Capítulo 01 – Sistema Prisional Brasileiro: Realidade e Contextos oferece um panorama crítico sobre o funcionamento das unidades prisionais no Brasil. São discutidos temas como superlotação, violação de direitos, precariedade dos espaços e a ausência de políticas públicas efetivas voltadas para a reintegração social dos apenados.

No Capítulo 02 – Educação e Direitos Humanos no Ambiente Prisional, adentra-se o campo das garantias legais e dos marcos normativos que asseguram o direito à educação dentro das prisões. São abordados documentos internacionais e legislações nacionais que estabelecem a obrigatoriedade da oferta educacional, além de se discutir as barreiras práticas para sua implementação, como a falta de estrutura, preconceito institucional e invisibilização dos sujeitos encarcerados.

A seguir, o Capítulo 03 – Cultura Escolar nas Prisões examina o cotidiano das práticas educativas nas unidades prisionais. Este capítulo propõe reflexões sobre as relações entre professores e alunos privados de liberdade, o currículo escolar adaptado ao cárcere, o uso de metodologias alternativas, e as resistências enfrentadas pelos profissionais que atuam nesse espaço. Com base em experiências reais, busca-se compreender como a cultura escolar se configura dentro dos muros e quais sentidos ela adquire nesse contexto específico.

O Capítulo 04 – Formação de Professores para o Sistema Prisional é dedicado à análise do perfil e das necessidades formativas dos educadores que atuam em prisões. São discutidas as competências pedagógicas, éticas e emocionais exigidas nesse ambiente, além das lacunas existentes nos cursos de licenciatura e formação continuada que, muitas vezes, não contemplam a complexidade do trabalho pedagógico em unidades de privação de liberdade. A formação crítica e humanizada do professor é colocada como elemento-chave para a promoção de uma educação transformadora.

No Capítulo 05 – Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas Prisões, destaca-se o papel estratégico dessa modalidade de ensino como possibilidade concreta de acesso ao conhecimento, à valorização da identidade e à construção de novos projetos de vida. O texto discute as especificidades da EJA em espaços de privação de liberdade, suas potencialidades e seus entraves, propondo uma análise sobre a importância de práticas pedagógicas contextualizadas, que respeitem a diversidade dos sujeitos envolvidos.

O Capítulo 06 – O Papel da Educação na Ressocialização trata diretamente da relação entre a educação e os processos de reintegração social. São apresentadas experiências que demonstram como o acesso à escolarização pode modificar perspectivas de futuro, reduzir a reincidência criminal e favorecer o retorno à convivência em sociedade. A ressocialização é aqui compreendida não como um fim em si mesma, mas como um processo contínuo, que precisa estar ancorado em políticas públicas articuladas e comprometidas com a dignidade humana.

Por fim, o Capítulo 07 – Alternativas e Inovações Educacionais no Contexto Prisional aponta para novas possibilidades no campo da educação prisional. Tecnologias educacionais, metodologias ativas, projetos interdisciplinares e parcerias com instituições externas são algumas das estratégias analisadas. Este capítulo busca estimular o leitor a imaginar e construir práticas pedagógicas criativas e efetivas, que superem a lógica punitiva e abram espaço para uma educação emancipadora.

Este livro foi elaborado com o intuito de contribuir com pesquisadores, profissionais da educação, gestores públicos, agentes penitenciários e demais interessados no tema. Cada capítulo pretende lançar luz sobre aspectos que, muitas vezes, são negligenciados nos debates públicos, mas que são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática. Que esta leitura possa inspirar mudanças, fortalecer iniciativas e provocar novas perguntas sobre o papel da educação na construção de caminhos possíveis, mesmo onde tudo parece limitado.

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Biografia do Autor

Gustavo Hamann de Freitas, Universidade Luterana do Brasil

Psicólogo formado pela Universidade Luterana do Brasil.

Pauline Schwarzbold, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Mestrado em Promoção da Saúde. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Júlia Charão, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduada em Direito Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal Faculdade Dom Alberto.

Samantha Lopes de Moraes Longo, UNISC

Graduada em Direito pela UNISC. Mestranda em Promoção da Saúde pela UNISC.

Marilia do Nascimento Pereira Meinerz, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Graduada em Direito pela Universidade Franciscana -UFN. Mestre em direito pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM.

Pedro Henrique Meinerz, Universidade Franciscana - UFN

Graduado em Direito pela Universidade Franciscana - UFN.

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Publicado

2025-04-11

Como Citar

Freitas, G. H. de, Schwarzbold, P., Charão, J., Longo, S. L. de M., Meinerz, M. do N. P., & Meinerz, P. H. (2025). ENSINAR PARA RESSOCIALIZAR: PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DO ENCARCERAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 18–121. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/18764

Edição

Seção

E-books

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