INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO APOIO À EDUCAÇÃO PERSONALIZADA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18748Palavras-chave:
Educação a Distância. Tecnologia Educacional. Processo de Aprendizagem.Resumo
Este artigo buscou analisar as potencialidades e desafios do uso da Inteligência Artificial (IA) no apoio à personalização do ensino, destacando suas aplicações práticas, benefícios e questões éticas envolvidas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa e exploratória, baseada em fontes acadêmicas publicadas entre 2020 e 2025. Os resultados indicam que a IA tem um impacto significativo na educação personalizada ao proporcionar aprendizado adaptativo, ajustando conteúdos e metodologias em tempo real conforme o desempenho dos estudantes. Dentre os principais benefícios identificados, destacam-se o aumento do engajamento e motivação dos alunos, a inclusão de estudantes com necessidades especiais, a automatização de processos administrativos e pedagógicos e o monitoramento contínuo do aprendizado. Tecnologias como sistemas de tutoria inteligente, chatbots educacionais e análise preditiva têm otimizado o ensino, tornando-o mais dinâmico e interativo. No entanto, desafios como privacidade e segurança dos dados, viés algorítmico e desigualdade de acesso ainda precisam ser superados. Conclui-se que, para que a IA alcance seu pleno potencial na educação personalizada, é fundamental equilibrar inovação e ética, garantindo um uso responsável e acessível dessas tecnologias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY