INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO APOIO À EDUCAÇÃO PERSONALIZADA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Maria de Jesus do Nascimento Fragoso Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18748

Palavras-chave:

Educação a Distância. Tecnologia Educacional. Processo de Aprendizagem.

Resumo

Este artigo buscou analisar as potencialidades e desafios do uso da Inteligência Artificial (IA) no apoio à personalização do ensino, destacando suas aplicações práticas, benefícios e questões éticas envolvidas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa e exploratória, baseada em fontes acadêmicas publicadas entre 2020 e 2025. Os resultados indicam que a IA tem um impacto significativo na educação personalizada ao proporcionar aprendizado adaptativo, ajustando conteúdos e metodologias em tempo real conforme o desempenho dos estudantes. Dentre os principais benefícios identificados, destacam-se o aumento do engajamento e motivação dos alunos, a inclusão de estudantes com necessidades especiais, a automatização de processos administrativos e pedagógicos e o monitoramento contínuo do aprendizado. Tecnologias como sistemas de tutoria inteligente, chatbots educacionais e análise preditiva têm otimizado o ensino, tornando-o mais dinâmico e interativo. No entanto, desafios como privacidade e segurança dos dados, viés algorítmico e desigualdade de acesso ainda precisam ser superados. Conclui-se que, para que a IA alcance seu pleno potencial na educação personalizada, é fundamental equilibrar inovação e ética, garantindo um uso responsável e acessível dessas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Jesus do Nascimento Fragoso, Christian Business School

Bacharelado e Licenciatura em História, Universidade Federal de Pernambuco.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Christian Business School

Dr. Em biologia, professor universitário e orientador de dissertações e teses. Universidade Christian business School. 

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Fragoso, M. de J. do N., & Coutinho, D. J. G. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO APOIO À EDUCAÇÃO PERSONALIZADA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 2509–2523. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18748