METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EMERGENTES: TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO EDUCACIONAL

Autores

  • Nilsa Andrea dos Santos MUST
  • Bruno Sella Beti MUST
  • Jaqueline Borges de Noronha MUST
  • Juliane Boito Bavaresco MUST
  • Kelly Cristina Soares Dias UNEATLANTICO
  • Roberto Carlos Cipriani FICS
  • Silvana Araujo da Silva MUST
  • Wilson Bezerra dos Santos MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18682

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Tecnologia educacional. Inteligência artificial. Gamificação. Aprendizagem personalizada.

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica analisou os impactos das metodologias ativas mediadas por tecnologias na formação da próxima geração de estudantes. O estudo partiu do problema sobre como essas metodologias estão transformando o ensino e a aprendizagem, considerando o avanço das tecnologias educacionais. O objetivo geral consistiu em compreender as contribuições das tecnologias emergentes para a educação contemporânea e os desafios de sua implementação. Para tanto, foram exploradas referências acadêmicas que discutem o papel da inteligência artificial, realidade virtual e gamificação no ensino, bem como sua relação com a personalização da aprendizagem. O desenvolvimento abordou a transição do ensino tradicional para modelos baseados na interação e no protagonismo do estudante, destacando os benefícios das tecnologias digitais para o engajamento e autonomia do aluno. Além disso, discutiram-se os desafios estruturais e pedagógicos enfrentados pelas instituições de ensino na adoção dessas metodologias, incluindo a necessidade de formação docente e infraestrutura adequada. Os resultados indicaram que, embora as metodologias ativas favoreçam um aprendizado mais dinâmico e contextualizado, sua efetiva integração tecnológica ainda depende de investimentos na capacitação de professores e na adaptação dos espaços educacionais. Concluiu-se que, apesar dos avanços, há necessidade de investigações adicionais para compreender os impactos dessas metodologias em diferentes contextos educacionais e explorar estratégias que favoreçam sua ampla implementação.

Downloads

Biografia do Autor

Nilsa Andrea dos Santos, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Bruno Sella Beti, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Jaqueline Borges de Noronha, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Juliane Boito Bavaresco, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Kelly Cristina Soares Dias, UNEATLANTICO

Mestra em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Universidad Europeia del Atlántico (UNEATLANTICO).

Roberto Carlos Cipriani, FICS

Mestre em Ciências da Educação, Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Silvana Araujo da Silva, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University ( MUST).

Wilson Bezerra dos Santos, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-04-03

Como Citar

Santos, N. A. dos, Beti, B. S., Noronha, J. B. de, Bavaresco, J. B., Dias, K. C. S., Cipriani, R. C., … Santos, W. B. dos. (2025). METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EMERGENTES: TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 456–461. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18682