METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EMERGENTES: TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18682Palabras clave:
Metodologias ativas. Tecnologia educacional. Inteligência artificial. Gamificação. Aprendizagem personalizada.Resumen
Esta pesquisa bibliográfica analisou os impactos das metodologias ativas mediadas por tecnologias na formação da próxima geração de estudantes. O estudo partiu do problema sobre como essas metodologias estão transformando o ensino e a aprendizagem, considerando o avanço das tecnologias educacionais. O objetivo geral consistiu em compreender as contribuições das tecnologias emergentes para a educação contemporânea e os desafios de sua implementação. Para tanto, foram exploradas referências acadêmicas que discutem o papel da inteligência artificial, realidade virtual e gamificação no ensino, bem como sua relação com a personalização da aprendizagem. O desenvolvimento abordou a transição do ensino tradicional para modelos baseados na interação e no protagonismo do estudante, destacando os benefícios das tecnologias digitais para o engajamento e autonomia do aluno. Além disso, discutiram-se os desafios estruturais e pedagógicos enfrentados pelas instituições de ensino na adoção dessas metodologias, incluindo a necessidade de formação docente e infraestrutura adequada. Os resultados indicaram que, embora as metodologias ativas favoreçam um aprendizado mais dinâmico e contextualizado, sua efetiva integração tecnológica ainda depende de investimentos na capacitação de professores e na adaptação dos espaços educacionais. Concluiu-se que, apesar dos avanços, há necessidade de investigações adicionais para compreender os impactos dessas metodologias em diferentes contextos educacionais e explorar estratégias que favoreçam sua ampla implementação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY