UM DIÁLOGO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE AS ABORDAGENS HUMANISTA E PSICANALÍTICA NA PRÁTICA CLÍNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18297

Palavras-chave:

Desenvolvimento do Eu. Relação Terapêutica. Integração de Abordagens Psicológicas.

Resumo

Este estudo propõe uma integração entre as abordagens psicológicas de Carl Rogers e D.W. Winnicott, visando uma compreensão aprimorada do desenvolvimento humano. A perspectiva humanista de Rogers destaca a capacidade inata do indivíduo para o desenvolvimento do eu ao longo da vida, com a psicoterapia desempenhando papel crucial na autorrealização. A abordagem terapêutica de Rogers, marcada por empatia, aceitação incondicional e autenticidade, facilita a transformação do cliente e a reorganização da autoimagem. Por outro lado, a teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott destaca que a constituição do indivíduo não resulta do Complexo de Édipo, mas sim de uma tendência inata para o crescimento e relações interpessoais. A relação mãe-bebê é crucial nesse processo, influenciando diretamente a formação do ser humano. A integração dessas abordagens revela uma visão holística do desenvolvimento humano, tornando a relação terapêutica um ambiente propício para o crescimento pessoal. A psicoterapia, inspirada por essas perspectivas, busca considerar o estágio específico do desenvolvimento emocional, personalizando a abordagem para promover o desenvolvimento emocional. Assim, a integração de Rogers e Winnicott oferece uma sinergia terapêutica, unindo a ênfase na tendência atualizante e na relação interpessoal genuína com a importância do ambiente na formação do self. Essa abordagem integrativa promove uma compreensão mais profunda e abrangente do desenvolvimento humano, respeitando a singularidade de cada indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Pinheiro Leite, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal, Bacharel em Psicologia, https://orcid.org/0009-0007-8995-9881.

Nayra Lurian Nascimento de Souza, Universidade Nove de Julho

Universidade Nove de Julho. Acadêmica em Medicina, https://orcid.org/0009-0009-3911-4439.

Jefferson Carlos Tolentino Rodrigues, Universidade estadual de Montes Claros

Universidade estadual de Montes Claros. Acadêmico em Medicina. https://orcid.org/0009-0004-5957-0259.

Ubirajara Paulino dos Santos, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal. Bacharel em Psicologia, https://orcid.org/0009-0008-4505-4236.

Ana Cristina de Oliveira Fontoura, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal. Bacharel em Psicologia, https://orcid.org/0009-0006-6965-4338.

Márcio Antônio Figueroa, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal. Bacharel em Psicologia, https://orcid.org/0009-0003-4027-5164.

Geisilene dos Santos Paraiso, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal, Bacharel em Psicologia, https://orcid.org/0009-0005-6747-7633.

Antonia de Oliveira Félix, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal. Bacharel em Psicologia, https://orcid.org/0009-0003-4591-5204.

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

Leite, J. P., Souza, N. L. N. de, Rodrigues, J. C. T., Santos, U. P. dos, Fontoura, A. C. de O., Figueroa, M. A., … Félix, A. de O. (2025). UM DIÁLOGO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE AS ABORDAGENS HUMANISTA E PSICANALÍTICA NA PRÁTICA CLÍNICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2543–2560. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18297