FERRAMENTAS COLABORATIVAS E CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17688

Palavras-chave:

Ferramentas Colaborativas. Cultura Digital na Educação. Tecnologias Digitais. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este estudo analisa as discussões sobre ferramentas colaborativas e cultura digital na educação, identificando possibilidades e limitações em seu processo de implementação. A pesquisa bibliográfica examinou como diferentes tecnologias digitais, como Google Classroom, Microsoft Teams e práticas de gamificação, contribuem para a comunicação e construção coletiva do conhecimento. Os resultados indicam que estas ferramentas colaborativas auxiliam na promoção da interação e cooperação entre estudantes e professores, favorecendo práticas pedagógicas mais dinâmicas e adaptadas às necessidades educacionais contemporâneas. A análise da literatura evidencia que estas tecnologias têm papel relevante no desenvolvimento de habilidades de colaboração e pensamento crítico. Foram identificadas limitações que precisam ser consideradas, como a resistência à mudança por parte dos educadores e a carência de infraestrutura tecnológica adequada. Em face dessas limitações, destaca-se a relevância de investimentos em formação continuada e melhorias estruturais para garantir o acesso equitativo aos recursos digitais. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras investiguem soluções práticas para aumentar a aceitação dessas ferramentas em diferentes realidades educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero da Trindade, Universidad Leonardo Da Vinci (ULDV)

Doutorando em Ciências da Educação na Universidad Leonardo Da Vinci (ULDV) e mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação na MUST University. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e em Pedagogia pela União Brasileira de Faculdades (UniBF). Especialista em Educação em Tempo Integral pela UniBF e em Formação Docente para o Ensino das Ciências Humanas Aplicadas à Educação Básica pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor efetivo da rede estadual de educação de Alagoas e da rede municipal de ensino de Teotônio Vilela/AL. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0287821576248385. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-0596-9812.

 

 

Downloads

Publicado

2025-01-01

Como Citar

Trindade, C. da. (2025). FERRAMENTAS COLABORATIVAS E CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 24–32. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17688