PROJETO EDIFICAR: RELATO DE UMA PROFESSORA NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

Autores

  • Cristiane Santos Matta
  • Paulo Cesar Oliveira Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1758

Palavras-chave:

Projeto. Avaliação. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Neste artigo apresentamos tarefas formuladas por uma professora-pesquisadora que desenvolveu com seus alunos dos anos finais do Ensino Fundamental o projeto de construção de uma casa com embalagens de caixa de leite. A motivação para o trabalho com projeto originou do desempenho insatisfatório de alunos em avaliação somativa. O desenvolvimento das atividades dos alunos ocorreu mediante um processo contínuo de avaliação, durante um semestre letivo das aulas de Matemática. Em termos de natureza metodológica optou-se por uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso. O objetivo dessa pesquisa foi relacionar as etapas de trabalho no Projeto Edificar com o desempenho dos alunos na avaliação somativa, a partir das produções escritas dos alunos. A análise feita pela professora-pesquisadora na comparação entre a avaliação formativa e somativa em cada turma revelou situações de fracasso escolar.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Matta, C. S. ., & Oliveira, . P. C. . . (2021). PROJETO EDIFICAR: RELATO DE UMA PROFESSORA NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1136–1154. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1758