IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Layse da Silva Vieira Universidade Iguaçu
  • Ane Raquel de Oliveira UNIGAMA
  • Felipe de Castro Felicio Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.17435

Palavras-chave:

SAE. Jogos Educativos. Enfermagem. Ensino-aprendizagem. Métodos de Ensino.

Resumo

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma ferramenta fundamental na prática profissional, cuja eficácia depende de uma formação acadêmica sólida. Métodos inovadores, como jogos educativos, têm ganhado destaque como alternativas ao ensino tradicional, visando aprimorar a compreensão e a aplicação da SAE. Este estudo avalia a utilização da SAE no ensino de graduação em enfermagem, comparando métodos tradicionais ao uso de jogos educativos. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, utilizando a análise de Bardin, foram definidos critérios de inclusão e exclusão. A amostra incluiu 17 artigos publicados entre 2014 e 2024, que abordaram a implementação da SAE e o uso de jogos educativos no ensino. Os resultados apontaram que jogos educativos aumentaram o engajamento estudantil, facilitaram a retenção do conhecimento e reforçaram a tomada de decisão clínica. Quando comparados aos métodos tradicionais, os jogos promoveram maior interação e aplicação prática dos conteúdos teóricos. Resistências institucionais e limitações tecnológicas foram identificadas como barreiras, enquanto a familiaridade dos estudantes com a tecnologia e avanços no campo educacional foram facilitadores. Conclui-se que os jogos educativos representam uma estratégia eficaz e inovadora para o ensino da SAE, com potencial para aprimorar a formação e o desempenho clínico dos futuros enfermeiros.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layse da Silva Vieira, Universidade Iguaçu

Enfermeira pela Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu/RJ. Pós-graduada em Enfermagem em Centro Cirurgico, Enfermagem do Trabalho e Saúde ocupacional pela Faculdade Iguaçu; Pós-graduada em Docência em Enfermagem pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). 

Ane Raquel de Oliveira, UNIGAMA

Enfermeira pela Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu/RJ.Mestranda em Ciências Quânticas ( Universidad CUDEC-IFB) Pós-graduada em Enfermagem saúde da mulher , Enfermagem do trabalho; Docência em Enfermagem; Enfermagem em Oncologia; ( Faveni) pós graduada em práticas integrativa em Biofísica. ( Instituto Fernanda Ben) Pós-graduanda em enfermagem dermatológica com ênfase em feridas e prescrição de medicamentos manipulados.Pós- graduanda em gestão de saúde da família ( UNIGAMA)

Felipe de Castro Felicio, Universidade Iguaçu

Enfermeiro Especialista em Urgência e Emergência; Especialista em Terapia Intensiva. Especialista em Saúde da Família ;Mestre em Saúde Materno- infantil - UFF; Professor Assistente de Enfermagem – UNIG.Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva;  e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu (UNIG).

Downloads

Publicado

2025-11-19

Como Citar

Vieira, L. da S., Oliveira, A. R. de, Felicio, F. de C., & Ribeiro, W. A. (2025). IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 5543–5561. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.17435