IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.17435Palavras-chave:
SAE. Jogos Educativos. Enfermagem. Ensino-aprendizagem. Métodos de Ensino.Resumo
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma ferramenta fundamental na prática profissional, cuja eficácia depende de uma formação acadêmica sólida. Métodos inovadores, como jogos educativos, têm ganhado destaque como alternativas ao ensino tradicional, visando aprimorar a compreensão e a aplicação da SAE. Este estudo avalia a utilização da SAE no ensino de graduação em enfermagem, comparando métodos tradicionais ao uso de jogos educativos. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, utilizando a análise de Bardin, foram definidos critérios de inclusão e exclusão. A amostra incluiu 17 artigos publicados entre 2014 e 2024, que abordaram a implementação da SAE e o uso de jogos educativos no ensino. Os resultados apontaram que jogos educativos aumentaram o engajamento estudantil, facilitaram a retenção do conhecimento e reforçaram a tomada de decisão clínica. Quando comparados aos métodos tradicionais, os jogos promoveram maior interação e aplicação prática dos conteúdos teóricos. Resistências institucionais e limitações tecnológicas foram identificadas como barreiras, enquanto a familiaridade dos estudantes com a tecnologia e avanços no campo educacional foram facilitadores. Conclui-se que os jogos educativos representam uma estratégia eficaz e inovadora para o ensino da SAE, com potencial para aprimorar a formação e o desempenho clínico dos futuros enfermeiros.
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