IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

  • Layse da Silva Vieira Universidade Iguaçu
  • Ane Raquel de Oliveira UNIGAMA
  • Felipe de Castro Felicio Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.17435

Palabras clave:

SAE. Jogos Educativos. Enfermagem. Ensino-aprendizagem. Métodos de Ensino.

Resumen

La Sistematización de la Atención de Enfermería (SAE) es una herramienta fundamental en la práctica profesional, cuya eficacia depende de una sólida formación académica. Métodos innovadores, como los juegos educativos, han ganado relevancia como alternativas a la enseñanza tradicional, con el objetivo de mejorar la comprensión y la aplicación de la SAE. Este estudio evalúa el uso de la SAE en la educación universitaria de enfermería, comparando métodos tradicionales con el uso de juegos educativos. A través de una revisión sistemática de la literatura y la metodología de análisis de Bardin, se definieron criterios de inclusión y exclusión. La muestra incluyó 17 artículos publicados entre 2014 y 2024, que abordaron la implementación de la SAE y el uso de juegos educativos en la enseñanza. Los resultados mostraron que los juegos educativos aumentaron el compromiso de los estudiantes, facilitaron la retención del conocimiento y reforzaron la toma de decisiones clínicas. Comparados con los métodos tradicionales, los juegos promovieron mayor interacción y aplicación práctica de los contenidos teóricos. La resistencia institucional y las limitaciones tecnológicas fueron identificadas como barreras, mientras que la familiaridad de los estudiantes con la tecnología y los avances en el campo educativo fueron facilitadores. Se concluye que los juegos educativos representan una estrategia eficaz e innovadora para la enseñanza de la SAE, con potencial para mejorar la formación y el desempeño clínico de los futuros enfermeros.

Palabras clave: SAE; Juegos Educativos; Enfermería; Enseñanza-Aprendizaje; Métodos de Enseñanza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Layse da Silva Vieira, Universidade Iguaçu

Enfermeira pela Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu/RJ. Pós-graduada em Enfermagem em Centro Cirurgico, Enfermagem do Trabalho e Saúde ocupacional pela Faculdade Iguaçu; Pós-graduada em Docência em Enfermagem pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). 

Ane Raquel de Oliveira, UNIGAMA

Enfermeira pela Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu/RJ.Mestranda em Ciências Quânticas ( Universidad CUDEC-IFB) Pós-graduada em Enfermagem saúde da mulher , Enfermagem do trabalho; Docência em Enfermagem; Enfermagem em Oncologia; ( Faveni) pós graduada em práticas integrativa em Biofísica. ( Instituto Fernanda Ben) Pós-graduanda em enfermagem dermatológica com ênfase em feridas e prescrição de medicamentos manipulados.Pós- graduanda em gestão de saúde da família ( UNIGAMA)

Felipe de Castro Felicio, Universidade Iguaçu

Enfermeiro Especialista em Urgência e Emergência; Especialista em Terapia Intensiva. Especialista em Saúde da Família ;Mestre em Saúde Materno- infantil - UFF; Professor Assistente de Enfermagem – UNIG.Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva;  e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu (UNIG).

Publicado

2025-11-19

Cómo citar

Vieira, L. da S., Oliveira, A. R. de, Felicio, F. de C., & Ribeiro, W. A. (2025). IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 5543–5561. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.17435