INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE AMARAJI-PE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17431Palavras-chave:
Inclusão Escolar. Educação Especial. Autismo. Desafios Docentes.Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar os desafios da prática docente enfrentados pelos professores de uma escola municipal de Amaraji, na inclusão da criança autista no 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Os objetivos específicos, incluíram a identificação das principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino aprendizagem, a verificação da existência e qualidade da formação continuada para professores de apoio e regulares, e a análise das práticas da escola voltadas para a inclusão das crianças autistas. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, que consistiu na aplicação de questionários aos professores nomeados P1 e P2 de uma escola municipal do município de Amaraji. Este trabalho está fundamentado em Beyer (2007) e Sanches e Teodoro (2007). Os resultados obtidos indicaram que a principal dificuldade enfrentada é a falta de formação específica dos professores para lidar com as necessidades das crianças autistas. Além disso, a escassez de recursos e suportes adequados foi identificada como um fator limitante para as elaborações de estratégias pedagógicas eficazes. A conclusão aponta para a necessidade urgente de investimentos em formação contínua para professores e na disponibilização de recursos pedagógicos adequados para garantir uma inclusão efetiva e o atendimento das necessidades educacionais de todas as crianças autistas.
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