DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMAS DE ENSINO PERSONALIZADO ATRAVÉS DE IA’s: AVANÇOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores/as

  • João Bosco Beserra Vanderley
  • Erialva maria de França Barros FABEJA
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christina University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17407

Palabras clave:

Educação personalizada. Inteligência Artificial. Ensino adaptativo. Individualização do aluno. Transformação educacional.

Resumen

A aplicação da educação personalizada por meio da Inteligência Artificial (IA), especialmente no cenário educacional brasileiro, representa um avanço crucial na transformação do processo educativo. Posto isso, este estudo objetiva  analisar o impacto dessa abordagem inovadora na adaptação às necessidades individuais dos alunos. Para tanto, emprega-se uma metodologia qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e estudos de casos. Ademais, elucida-se que, como resultado, observou-se que as IA’s, cada vez mais, têm desempenhado um papel fundamental na personalização do ensino, adaptando-o às particularidades de cada aluno, aumentando o engajamento e, por conseguinte, aprimorando os resultados acadêmicos. Essas descobertas destacam o potencial das IA para influenciar o futuro da educação brasileira, sobretudo promovendo ambiente educacional em constante evolução.

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Biografía del autor/a

João Bosco Beserra Vanderley

Graduação em tecnologia em gestão ambiental.

Erialva maria de França Barros, FABEJA

Pós-graduada em Geografia pela FABEJA.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christina University

Pós-graduada em Ciências da Educação pela Veni Creator Christina University.

Publicado

2024-12-16

Cómo citar

Vanderley, J. B. B., Barros, E. maria de F., & Santos, M. P. M. dos. (2024). DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMAS DE ENSINO PERSONALIZADO ATRAVÉS DE IA’s: AVANÇOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2651–2665. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17407