INFLUÊNCIA DO USO DE TELAS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Andrea Izabelle Marinho Valente ULBRA
  • Elizabete Chaves de Paula ULBRA
  • Ezequiel Miranda Petronilo ULBRA
  • Gabriel Ramos de Azevedo ULBRA
  • Victória Teixeira Furtado Rodrigues ULBRA
  • Tales de Almeida Belo ULBRA
  • Westerley Freitas Sousa ULBRA
  • Lorena Guimarães Ferreira Honorato ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17301

Palavras-chave:

Excesso de telas. Crianças. Uso de telas. Sistema de recompensa. Sono.

Resumo

O uso excessivo de telas se tornou um grave problema decorrente da contemporaneidade, quando os smartphones passaram a fazer parte do cotidiano de todas as gerações. Com isso, percebe-se que crianças, principalmente as que estão na primeira infância, são usuários extremamente frágeis por estarem passando por uma fase de desenvolvimento físico e cognitivo muito delicada para sua formação como ser humano. Esse trabalho visa descrever os malefícios que o excesso de telas acarreta na vida dos infantes que são expostos de maneira descontrolada ao uso de dispositivos eletrônicos, além de ressaltar a importância que os entes possuem em controlar essa realidade experienciada por muitas famílias brasileiras. Esse estudo é do tipo revisão bibliográfica de literatura nas bases de dados Google Acadêmico, Organização Mundial de Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, 28 artigos e 1 livro foram selecionados para compor a revisão. os resultados evidenciaram que as principais consequências para o desenvolvimento de crianças diante do uso exagerado de dispositivos eletrônicos foram:  ansiedade, estresse, sintomas depressivos, hiperatividade, alterações nas conexões neuronais e neuro degeneração cerebral, irritabilidade, desregulação da qualidade do sono, instabilidade do humor, isolamento social, mudanças comportamentais. concluiu-se que as crianças já estão sofrendo com essas repercussões, uma vez que estão com suas capacidades físicas e cognitivas consideravelmente alteradas devido o excesso de telas, surgindo a necessidade de organizar estratégias de enfrentamento a nível familiar, escolar e populacional que conscientizem a sociedade a respeito dessa mazela e modifiquem essa realidade.

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Biografia do Autor

Andrea Izabelle Marinho Valente, ULBRA

Discente.Acadêmica de Direito.Universidade Luterana Do Brasil (ULBRA)

Elizabete Chaves de Paula, ULBRA

Discente. Acadêmica de Direito.Universidade Luterana Do Brasil (ULBRA).

Ezequiel Miranda Petronilo, ULBRA

Discente.Acadêmica de Direito Universidade Luterana Do Brasil (ULBRA).

Gabriel Ramos de Azevedo, ULBRA

Discente. Acadêmica de Direito, Universidade Luterana Do Brasil (ULBRA).

Victória Teixeira Furtado Rodrigues, ULBRA

Discente. Acadêmica de Direito. Universida de Luterana Do Brasil (ULBRA).

Tales de Almeida Belo, ULBRA

Discente. Acadêmica de Direito, Universidade Luterana Do Brasil (ULBRA).

Westerley Freitas Sousa, ULBRA

Discente. Acadêmica de Direito,Universidade Luterana Do Brasil (ULBRA).

Lorena Guimarães Ferreira Honorato, ULBRA

Docente na ULBRA no curso de direito.Universidade Luterana Do Brasil (ULBRA).

 

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Valente, A. I. M., Paula, E. C. de, Petronilo, E. M., Azevedo, G. R. de, Rodrigues, V. T. F., Belo, T. de A., … Honorato, L. G. F. (2024). INFLUÊNCIA DO USO DE TELAS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 718–736. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17301