ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO USO DE MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS PARA ALIVIO DA DOR NA SALA DE PARTO

Autores

  • Monique Ventura Medeiros UNIG
  • Ana Clara Mattos Borret Oliveira UNIG
  • Daiana Silva Lima UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17243

Palavras-chave:

Métodos Não Farmacológicos. Alívio da Dor. Parturiente. Enfermagem.

Resumo

Esse artigo buscou descrever a importância da assistência de enfermagem na utilização dos métodos não farmacológicos de alívio da dor na sala de parto. Metodologia: Trata-se de um estudo de Revisão Bibliográfica da produção científica com uma abordagem qualitativa exploratória. Resultados e discussão: Além disso, os enfermeiros são cruciais na humanização não só no que diz respeito as práticas não farmacológicas para alivio da dor, como também ao oferecer suporte emocional e informações, criando um ambiente acolhedor e reforçando a autonomia das parturientes, o que torna o parto mais centrado na experiência da paciente. A ausência de diretrizes claras para a aplicação desses métodos dificulta as práticas hospitalares, evidenciando a necessidade de mais estudos e normatizações. Considerações: A autonomia da mulher no processo de parto, respeitando suas escolhas e preferências, é um direito fundamental que deve ser assegurado pela equipe de saúde, com os enfermeiros obstetras desempenhando um papel crucial na minimização da dor e na promoção de um parto mais humanizado. A implementação de práticas baseadas em evidências científicas demonstra um caminho promissor para a evolução dos cuidados em enfermagem.

Biografia do Autor

Monique Ventura Medeiros, UNIG

Graduando de enfermagem 10 período. Universidade de Nova Iguaçu.

Ana Clara Mattos Borret Oliveira, UNIG

Graduanda de enfermagem 10 período. Universidade de Nova Iguaçu.

Daiana Silva Lima, UNIG

Orientadora. Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Mestre em Saúde da Mulher, criança e adolescente pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Enfermeira Obstetra pela Universidade Estácio de Sá. Professora Auxiliar UNIG e UNESA.

Downloads

Publicado

2024-11-27

Como Citar

Medeiros, M. V., Mattos Borret Oliveira, A. C., & Lima, D. S. (2024). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO USO DE MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS PARA ALIVIO DA DOR NA SALA DE PARTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 7390–7403. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17243